WP3: Redes e mediação na inovação territorial
Data de início: mês 10
Data de fim: mês 36
Objectivos
O WP3 pressupõe uma abordagem interdisciplinar em que se pretende combinar e articular os contributos de diversos campos de investigação no âmbito das Ciências Sociais e Humanas, de forma a investigar o papel das redes e das estratégias de mediação na inovação de base territorial, de um ponto de vista conceptual, social e tecnológico.
Deste modo, a finalidade principal do WP3 é o de construir conhecimento acerca do papel das redes e da mediação na promoção de cenários efetivos de inovação de base territorial nas áreas do Turismo e da Saúde e bem-estar.
Este quadro de referência será usado para investigar a forma como as comunidades podem tirar partido das redes, práticas de mediação e recursos existentes no território. Paralelamente, centrar-se-á também em investigar formas de os ampliar e expandir no sentido das pessoas dessas comunidades poderem desenvolver competências para melhor explorarem as oportunidades que já existem no território e para criarem novas oportunidades, direcionadas para a criação de emprego e de melhoria da sua qualidade de vida.
Neste sentido, os papéis das lideranças e da orquestração da participação nas comunidades existentes no território serão também tidos em conta, de forma a se poderem extrair pistas e recomendações para a criação e consolidação efetivas de estratégias de mediação e de criação de redes.
Descrição do Trabalho
Tarefa 3.1 – Redes e estratégias de mediação na inovação de base territorial
Hoje em dia as populações usam diversos meios e estratégias no sentido de se organizarem e comunicarem, agindo e desenvolvendo práticas no contexto de uma esfera pública alargada/ampliada (Jackson & Valentine, 2014) que é alimentada pela participação dos cidadãos em contextos e cenários informais.
O principal objetivo desta tarefa é investigar e analisar criticamente o papel e importância das redes e da mediação, nomeadamente no que diz respeito às dinâmicas de participação informal e às estratégias de comunicação dos diferentes agentes envolvidos, no sentido de compreender as dinâmicas de envolvimento cívico das populações e o seu potencial impacto na inovação de base territorial.
Esta investigação será realizada através do estudo aprofundado de contextos de envolvimento cívico formais e informais que sejam relevantes quer numa dimensão internacional quer no território concreto da Região Centro.
Esta tarefa pode ser decomposta nos seguintes passos: (i) diagnóstico do papel e potencial das redes e estratégias de comunicação/mediação informal para a inovação regional em casos nacionais/internacionais de territórios de baixa-densidade; (ii) proposta de um quadro de referência analítico definidor de estratégias de estabelecimento/reforço de redes e de comunicação/mediação para a inovação de base territorial na Região Centro, tendo em conta o estado da arte nacional/internacional.
Tarefa 3.2. – O papel dos media digitais e das tecnologias emergentes na inovação de base territorial
O objetivo desta tarefa é (i) compreender o papel que as tecnologias podem desempenhar no processo de inovação de base territorial, nomeadamente o seu papel potencial na expansão e reconfiguração de redes e comunidades já existentes e na criação de novas formas de mediar a comunicação e a interação entre populações, práticas e recursos (Gorman & McLean, 2009), e (ii) conceptualizar a camada tecnológica que vai ser adicionada ao quadro de referência conceptual desenvolvido nas tarefas 2.2. e 3.1. e que culminará numa proposta de uma plataforma (digital) para a inovação de base territorial. Esta camada incluirá necessariamente componentes/módulos funcionais e a sua implementação técnica basear-se-á em tecnologias atuais e emergentes tais como media sociais, serviços de geolocalização, realidade aumentada e virtual, tecnologias e dispositivos da Internet das Coisas.
Esta tarefa pode ser decomposta nos seguintes passos: (i) benchmarking do papel dos media digitais e das tecnologias emergentes na inovação de base territorial; (ii) modelação da camada tecnológica de uma plataforma de inovação de base territorial.
Tarefa 3.3. – Prototipagem e validação de uma plataforma de mediação piloto para a inovação de base territorial
O objetivo desta tarefa é o de fornecer evidências que ajudem a validar o modelo conceptual e tecnológico de estratégias de estabelecimento de redes e mediação para a inovação de base territorial (desenvolvido no tarefa 3.1 e 3.2), materializadas numa plataforma piloto de mediação para a inovação de base territorial.
Esta validação será realizada através de um trabalho de avaliação laboratorial e suportada por um protótipo a ser desenvolvido tendo em conta uma especificação de casos de uso específicos nos campos do Turismo e Saúde e Bem-estar.
Esta tarefa pode ser decomposta nos seguintes passos: (i) especificação e desenvolvimento da plataforma piloto (ii) operacionalização da plataforma nos testes.
Nota: No contexto deste projeto, o conceito de comunidade é definido da seguinte forma: Grupo de pessoas que partilham afinidades e que, voluntariamente, desenvolvem ações conjuntas, em ambiente físico e/ou virtual, no contexto de um território e que produzem, ressignificam e partilham informação relevante para o desenvolvimento desse território.
Resultados
Todos os resultados estão disponíveis para consulta na página Workpackages e Resultados.
Fernando Ramos
Coordenador do WP
Fernando Ramos
Instituição: DigiMedia-Centro de Investigação em Média Digitais e Interacção, Departamento de Comunicação e Arte, Universidade de Aveiro
Email: fernando.ramos@ua.pt
Licenciatura em Engenharia Electrónica e Telecomunicações (1979). Doutoramento em Engenharia Electrotécnica/Sistemas de Telecomunicações (1992). Agregação em Comunicação e Arte/Ciências e Tecnologias da Comunicação (2001). Professor Catedrático do Departamento de Comunicação e Arte da UA (desde 2003). Coordenador científico do DigiMedia-Centro de Investigação em Média Digitais e Interação (desde 2015). Presidente do Conselho Diretivo dos Departamentos de Eletrónica e Telecomunicações (1994-1999) e de Comunicação e Arte (2001-2005) da UA. Diretor do CEMED-Centro de Multimédia e de Ensino a Distância da UA (1999-2009). Presidente da Comissão Executiva (2004-2014) e da Assembleia Geral (desde 2014) da UNAVE.
Coordenador científico de mais de 30 projectos de I&D nas áreas de sistemas de comunicação multimédia, aprendizagem enriquecida por tecnologia, educação a distância. Autor/coautor de mais de 200 publicações científicas em revistas e actas de reuniões científicas internacionais.
Funções no Programa CeNTER: Coordenador do WP 3. Investigador nos restantes WPs.
Principais tarefas: Membro da equipa de Coordenação do CeNTER. Coordenador do WP3.
Carlos Rodrigues
Membro do WP
Carlos Rodrigues
Instituição: Departamento de Ciências Sociais, Políticas e do Território, Universidade de Aveiro
Email: cjose@ua.pt
Doutorado em Ciências Sociais pela Universidade de Aveiro (UA) e Diretor do Departamento de Ciências Sociais, Políticas e do Território da UA. É ainda coordenador do Centro de Estudos Asiáticos e do Mestrado em Estudos Chineses. Participou em vários projetos nacionais e internacionais, designadamente nos campos dos sistemas territoriais de inovação e das relações entre o ensino superior e o desenvolvimento regional. É coordenador local do projeto RUNIN – The Role of Universities in Innovation and Regional Development (Horizon 2020, Marie Curie Innovative Training Networks), que decorrerá até 2019.
Função no Programa CeNTER: Cocoordenação da WP2.
Principais tarefas: Construção de um modelo de inovação territorial para a Região Centro.
Margarida Almeida
Membro do WP
Ana Margarida Pisco Almeida
Instituição: DigiMedia, Departamento de Comunicação e Arte, Universidade de Aveiro
Email: marga@ua.pt
Ana Margarida Pisco Almeida é doutorada em Ciências e Tecnologias da Comunicação e tem vindo a desenvolver atividades de investigação relacionadas com “inclusão digital”, “novos media e necessidades especiais”, “comunicação e saúde”, “ehealth” e “educação e promoção da saúde utilizando as TIC”, na Unidade de Investigação DigiMedia.
É Professora Auxiliar no Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro, Portugal, e leciona nos cursos de: “Licenciatura em Novas Tecnologias de Comunicação”, “Mestrado em Comunicação Multimédia”, “Programa Doutoral em Multimédia e Educação” e “Programa Doutoral Informação e Comunicação em Plataformas Digitais”. Neste âmbito, tem vindo a supervisionar alunos de mestrado e doutoramento, de forma alinhada com os seus principais interesses e esteve envolvida em diferentes projetos de investigação e iniciativas científicas. Possui vários artigos e capítulos de livros publicados, sendo também revisora em diversos jornais nacionais e internacionais.
Função no Programa CeNTER: Membro dos WP 2, 3, 4 e 5
Principais tarefas: Estudo das redes e estratégias de mediação na inovação territorial: o papel dos media digitais e das tecnologias emergentes na inovação territorial; Prototipagem e validação de uma plataforma de mediação piloto para a inovação territorial.
Rui Augusto da Costa
Membro do WP
Rui Augusto da Costa
Instituição: Departamento de Economia, Gestão, Engenharia Industrial e Turismo, Universidade de Aveiro
Email: rui.costa@ua.pt
Rui Costa, licenciou-se em Gestão e Planeamento em Turismo na Universidade de Aveiro (UA) em 1998, concluiu o Mestrado em Inovação e Políticas de Desenvolvimento em 2005 e doutorou-se em Turismo na mesma Universidade em 2012.
Desempenha as funções de Professor Auxiliar da área do Turismo no Departamento de Economia, Gestão, Engenharia Industrial e Turismo da UA. É membro da Comissão Executiva do DEGEIT e também membro integrado da Unidade de Investigação em Governança, Competitividade e Políticas Públicas (GOVCOPP), no Grupo de Investigação em Turismo e Desenvolvimento.
Desenvolve a sua investigação na área do planeamento e projeto em turismo, redes, governança e políticas públicas, dinâmicas territoriais de investimento e financiamento das pequenas e microempresas do sector do Turismo. Participa em vários projetos de investigação aplicada de âmbito nacional e internacional, e é autor e coautor de diversos artigos em revistas nacionais e internacionais.
É também membro do Conselho Editorial da Revista Turismo & Desenvolvimento (Journal of Tourism and Development), e membro da Comissão Organizadora da Conferência Internacional INVTUR.
Função no Programa CeNTER: Membro dos WP2, WP3, WP4 e WP5.
Principais tarefas: Estudar como os aglomerados urbanos-rurais e o turismo urbano podem potenciar o desenvolvimento e a competitividade das zonas de baixa densidade demográfica adjacentes; Entender a identidade cultural como fator de ligação entre o turismo em zonas de baixa densidade demográfica, os aglomerados urbanos e adjacentes; Promover a criação de redes competitivas entre as zonas de baixa densidade e as zonas urbanas com enfoque na preservação da identidade cultural comum e na criatividade.
Rui Vieira
Membro do WP
Rui Marques Vieira
Instituição: Departamento de Educação e Psicologia, Universidade de Aveiro
Email: rvieira@ua.pt
Doutorado em Didática, desde 2004 é Professor na Universidade de Aveiro, onde tem desenvolvido a sua docência particularmente nos mestrados (2º Ciclos) e doutoramentos (3º Ciclo) na área da Educação. É membro do Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores [CIDTFF] da Universidade de Aveiro, onde tem desenvolvido estudos de investigação na área da Formação de Professores; desenvolvimento curricular, com destaque para a dimensão das Capacidades de Pensamento Crítico; Educação em Ciências e Educação para o Desenvolvimento Sustentável. Tem participado em vários estudos e projetos de investigação, como, por exemplo, no estudo Europeu “University Educators for Sustainable Development” (UE4SD – reference 540051-LLP-1-2013-1-UK-ERASMUS-ENW). É autor de várias comunicações, artigos e tem publicado vários livros nas áreas acima referidas.
Função no Programa CeNTER: Membro dos WP 2, 3, 4 e 5.
Principais tarefas: Validação de todas as atividades educativas e formativas.
Daniel Carvalho
Membro do WP
Daniel Carvalho
Instituição: Departamento de Comunicação e Arte, Universidade de Aveiro
Email: daniel.carvalh@ua.pt
Daniel Carvalho é graduado em Novas Tecnologias da Comunicação e mestre em Comunicação Multimédia (Universidade de Aveiro). Experiente em web e industrial design no setor privado, onde também foi responsável por orientar equipas internas de design. Trabalhou na Universidade de Aveiro como investigador para o projeto +TV4E. Atualmente é bolseiro de investigação no projeto “CeNTER -Redes e Comunidades para a Inovação Territorial” e doutorando em Informação e Comunicação em Plataformas Digitais. Possui como principais interesses de investigação a experiência do utilizador e o design centrado no utilizador.
Função no Programa CeNTER: Bolseiro e membro do WP3.
Principais tarefas: (1) Consolidação da lista de funcionalidades da plataforma CeNTER; (2) Especificação das funcionalidades, na vertente de mediação, que irão ser prototipadas; (3) Prototipagem de baixa fidelidade das funcionalidades selecionadas; (4) Validação preliminar do protótipo em ambiente laboratorial.
André Castello Branco
Membro do WP
André Castello Branco
Instituição: Departamento de Comunicação e Arte, Universidade de Aveiro
Email: acastello@ua.pt
Bacharel em Ciência da Computação e mestre em Gestão pela FGV, do Brasil. Concentrou os seus estudos nas plataformas digitais da economia de partilha tendo publicado e participado de Congressos.
Foi professor da Universidade Estácio no curso de Gestão, Inovação e na supervisão de alunos da PósGraduação. André tem ampla experiência no mercado de consultorias em empresas multinacionais.
Desenvolve estudos de investigação também no projeto SmILE (Smart City dashboard Indicators to Leverage citizen Engagement). Seu interesse de investigação está em plataformas digitais, projetos de inovação territorial com o uso de open data e dashboards voltados para o cidadão.
Função no Programa CeNTER: Bolseiro de Investigação no WP3.
Principais tarefas: Consolidação do modelo de análise para à dimensão de acessibilidade; Organização e realização de nova ronda de avaliação de potenciais utilizadores ligados a entidades de base comunitária; Preparação de publicações, eventos científicos para submissão a periódicos, apresentação em reuniões de resultados do programa.
Paula Silva
Colaborador do WP
Paula Alexandra Silva
Instituição: Departamento de Comunicação e Arte, Universidade de Aveiro
Email: pags@ua.pt
Paula Alexandra Silva é doutorada em Ciências da Computação pela Universidade de Lancaster, Reino Unido, onde se especializou na área de Interação Humano-Computador.
Desde que concluiu o seu doutoramento, o seu principal interesse de investigação tem sido na área da promoção da saúde, qualidade de vida e bem-estar de populações de pessoas que conquistaram a longevidade. Mais concretamente, a sua investigação foca-se na análise, desenho, e avaliação de soluções alavancadas em tecnologia para aqueles fins.
Entre dezembro de 2017 e setembro de 2019, Paula Alexandra Silva foi Investigadora Auxiliar no Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro.
Anteriormente, desempenhou funções de docente e investigadora em diversas universidades portuguesas e estrangeiras e também de cientista sénior e coordenadora do grupo de Interação Humano-Computador na Associação Fraunhofer Portugal. No seu percurso profissional de 20 anos, Paula Alexandra Silva participou ativamente num conjunto alargado de projetos nacionais e internacionais, tais como: CHESS, CPATH-2, Dance! Don’t Fall, eCAALYX, etc.
Função no Programa CeNTER: Colaboração com o WP3.
Principais tarefas: Investigar o papel das redes e das estratégias de mediação na inovação territorial, de um ponto de vista conceptual, social e tecnológico; Construir conhecimento e identificar boas práticas acerca do papel das redes e da mediação na promoção de cenários efetivos de inovação territorial. Produzir recomendações e definir um quadro de referência para a criação e consolidação de estratégias de mediação e redes de inovação territorial; Prototipagem e validação de uma plataforma piloto de mediação para a inovação territorial.
Denis Reno
Colaborador do WP
Denis Renó
Instituição: Departamento de Comunicação e Arte, Universidade de Aveiro
Email: denis.reno@ua.pt
Denis Porto Renó é jornalista e ecologista dos media com mestrado em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo (Brasil), onde investigou sobre a transmissão de vídeos documentários pela internet. Em seguida, desenvolveu doutoramento no mesmo programa e universidade, quando investigou sobre possíveis formas narrativas para a produção de documentários interativos. O projeto, de caráter teórico-prático, serviu como base para diversas investigações realizadas na sequência, especialmente um pós-doutoramento sobre Jornalismo Transmedia na Universidade Complutense de Madri (Espanha) e outro sobre interfaces interativas para o jornalismo transmídia na Universidade de Aveiro.
Atualmente, Denis Renó é professor Livre-docente (grau equivalente à agregação) em Ecologia dos Meios e Narrativas Imagéticas na Universidade Estadual Paulista – Unesp (Brasil). Também é professor honorífico na Universidade Complutense de Madri desde 2016 e professor visitante na Universidade Nacional de Rosario (Argentina), assim como na Universidade Técnica Particular de Loja (Equador).
Entre fevereiro de 2018 e junho de 2019 foi bolseiro do Programa CeNTER, desenvolvendo pós-doutoramento sobre Redes e mediação na inovação territorial na Universidade de Aveiro.
Os seus interesses de investigação incluem a inclusão digital, estratégias de mediação dos projetos de inovação e o papel dos media digitais e das tecnologias emergentes na inovação territorial, assim como a importância da imagem na nova ecologia dos meios.
Função no Programa CeNTER: Colaboração com o WP 3.
Principais tarefas: Investigar o papel das redes e das estratégias de mediação na inovação territorial, de um ponto de vista conceptual, social e tecnológico; Gerar conhecimento acerca do papel das redes e da mediação na promoção de cenários efetivos de inovação territorial nas áreas do turismo, saúde e bem-estar; Propor um Quadro de referência para estabelecimento de redes e estratégias de mediação; Validação do quadro de referências e da plataforma de mediação piloto para a inovação territorial; promover publicações resultantes do desenvolvimento da investigação.
Equipa
Filipe Teles
Membro do WP
Filipe Teles
Instituição: GOVCOPP, Departamento de Ciências Sociais, Políticas e do Território, Universidade de Aveiro
Email: filipe.teles@ua.pt
Docente no Departamento de Ciências Sociais, Políticas e do Território, na Universidade de Aveiro. Desempenha, atualmente, a função de Pró-reitor para o desenvolvimento regional e políticas de cidade. Doutorado em Ciências Políticas e membro da Unidade de Investigação em Governança, Competitividade e Políticas Públicas (GOVCOPP), onde tem desenvolvido trabalho de investigação em governação e administração local e regional, reformas territoriais, liderança política e inovação.
É autor e coautor de vários artigos em revistas académicas de referência. As publicações mais recentes incluem o livro “Local Governance and Inter-municipal Cooperation” (2016: Palgrave, UK) e a coedição dos volumes “Inter-municipal Cooperation in Europe: Institutions and Governance” e “Sub-Municipal Governance in Europe: Decentralization Beyond the Municipal Tier”, a publicar em 2018, pela mesma editora.
É membro da Associação Portuguesa de Ciência Política, da Political Studies Association (Reino Unido), e – atualmente – integra o Governing Board da European Urban Research Association, o Steering Committee of the Local Government and Politics Standing Group do European Consortium for Political Research, e o Board do Research Committee on Comparative Studies on Local Government and Politics da International Political Science Association.
Função no Programa CeNTER: Investigador Responsável e Coordenador do Programa (PI); Coordenador do WP1 e WP2.
Principais tarefas: Responsável pela coordenação científica e gestão do projeto.
Fernando Nogueira
Membro do WP
Fernando Manuel Martins Nogueira
Instituição: Departamento de Ciências Sociais, Políticas e do Território, Universidade de Aveiro
Email: f.nogueira@ua.pt
Doutorado em Ciências Sociais pela Universidade de Aveiro (UA), mestre em Engenharia Urbana pela Universidade de Coimbra e licenciado em Planeamento Regional e Urbano pela Universidade de Aveiro. É Professor Auxiliar na UA, no Departamento de Ciências Sociais, Políticas e do Território, e vice-coordenador do Mestrado em Planeamento Regional e Urbano. Participou em projetos de investigação e extensão:
Investigação: “P-RIDE” – Portugal: Integração Regional da Demografia e da Economia, COMPETE- PTDC/ATP-DEM/0441/2014 (2016-1019); “DONUT” – Factores determinantes da procura de habitação em Portugal (2011-13) – PTDC/AUR-URB/100592/2008; “ULYSSES” – Using applied re-search results from ESPON as a yardstick for cross-border spatial development planning, para European Observation Network, Territorial Development and Cohesion (2010- 2013).
Extensão: “Participação das Comunidades no Planeamento” (Erasmus+; 2014-2016); Planos estratégicos territoriais (ADXTUR – Aldeias do Xisto e dos Municípios da Sertã, Ílhavo e Vagos) (2013-2016); “Estratégia de Eficiência Coletiva PROVERE da Rede das Aldeias do Xisto (em curso).
Interesses de investigação: Planeamento Estratégico, Participação Pública, Governação e Políticas Públicas, Métodos de Apoio à Decisão.
Função no Programa CeNTER: Membro dos WP2, WP3 (3.1) e WP5.
Principais tarefas: Estado da arte e mapeamento de boas práticas relativos a processos de inovação territorial, bem como de práticas de intermediação e animação em rede de agentes em processos de inovação territorial em contexto de governação multinível.
Luís Pedro
Membro do WP
Luís Pedro
Instituição: Universidade de Aveiro, Departamento de Comunicação e Arte
Email: lpedro@ua.pt
Docente e investigador do Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro e Membro de Comissão Científica do Programa Doutoral em Multimédia em Educação. Investigador responsável e membro de diversos projetos de investigação, é membro da unidade de investigação DigiMedia, com interesses nas áreas de conceptualização, desenvolvimento e integração de tecnologias de comunicação – social media e jogos – em contextos de educação e formação.
Função no Programa CeNTER: Membro dos WP 2, 3, 4 e 5
Prinicipais tarefas: T3.2: O papel dos media digitais e das tecnologias emergentes na inovação territorial; T3.3: Prototipagem e validação de uma plataforma de mediação piloto para a inovação territorial
Carlos Costa
Membro do WP
Carlos Costa
Instituição: Departamento de Economia, Gestão, Engenharia Industrial e Turismo, Universidade de Aveiro
Email: ccosta@ua.pt
Carlos Costa é Professor Catedrático e Coordenador do Departamento de Economia, Gestão, Engenharia Industrial e Turismo da Universidade de Aveiro.
É Editor da Revista Turismo e Desenvolvimento e Editor Associado da Tourism Review, da Journal of Destination Marketing Management e da Journal of Hospitality and Tourism Management.
Possui Doutoramento e Mestrado em Gestão em Turismo (Universidade de Surrey, Reino Unido) e Licenciatura em Planeamento Regional e Urbano (Universidade de Aveiro).
É Diretor do Programa Doutoral em Turismo, da Universidade de Aveiro, e Coordenador do Grupo de Investigação em Turismo e Desenvolvimento do Centro de Investigação em Governança, Competitividade e Políticas Públicas (GOVCOPP) (Centro de Investigação da avaliado com ‘Excelente’ pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia).
É ainda Coordenador Científico da empresa spin-off em turismo ‘idtour-unique solutions’, da Universidade de Aveiro, responsável pela transferência de conhecimento e inovação para o setor do turismo.
Participa em vários projetos de turismo, nacionais e internacionais. É consultor da Agência Nacional de Acreditação (A3Es) de Portugal, da Fundação Nacional para a Ciência e Tecnologia (FCT) e de outras organizações internacionais.
Função no Programa CeNTER: Membro dos WP 2, 3, 4 e 5
Principais tarefas:
Oksana Tymoshchuk
Membro do WP
Oksana Tymoshchuk
Instituição: Departamento de Comunicação e Arte, Universidade de Aveiro
Email: oksana@ua.pt
Licenciada em História Universal e Psicologia Prática, tem um mestrado em Ciências da Educação/ Educação Especial e um doutoramento em Multimédia em Educação pela Universidade de Aveiro. A sua investigação incidiu sobre desenvolvimento e dinamização de uma comunidade online, que promova a construção e partilha de conhecimentos e recursos tecnológicos no domínio das necessidades especiais (NE), criando uma rede de apoio entre profissionais de saúde/educação e famílias de crianças/jovens com NE.
Durante o seu programa doutoral, colaborou na lecionação das unidades curriculares “Observação e Análise em Educação Especial” e “Protocolos de Intervenção Baseados na Evidência”, bem como, na orientação dos estágios curriculares dos alunos do Mestrado em Educação Especial no Departamento de Educação da Universidade de Aveiro.
Presentemente é bolseira do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) a desenvolver um pós-doutoramento sobre Redes e mediação na inovação territorial na Universidade de Aveiro. Os seus interesses de investigação incluem a inclusão digital, estratégias de mediação dos projetos de inovação e o papel dos media digitais e das tecnologias emergentes na inovação territorial.
Função no Programa CeNTER: Bolseira de Pós-Doutoramento no WP 3. Participa no WP 5
Principais tarefas: Investigar o papel das redes e das estratégias de mediação na inovação territorial, de um ponto de vista conceptual, social e tecnológico; Gerar conhecimento acerca do papel das redes e da mediação na promoção de cenários efetivos de inovação territorial nas áreas do turismo, saúde e bem-estar; Propor um Quadro de referência para estabelecimento de redes e estratégias de mediação; Validação do quadro de referências e da plataforma de mediação piloto para a inovação territorial.
Eliza Oliveira
Membro do WP
Eliza Oliveira
Instituição: Departamento de Comunicação e Arte, Universidade de Aveiro
Email: elizaoliveira@ua.pt
Eliza Oliveira concluiu sua licenciatura em Terapia Ocupacional em 2011 na Universidade Federal de Minas Gerais e possui mestrado em Informática pela Universidade Federal da Paraíba (2015), ambas no Brasil. No mestrado, concentrou os estudos na área de Interação Humano Computador, utilizando dispositivos multissensoriais tangíveis para promover o brincar de crianças com necessidades especiais. Atualmente, é aluna de doutoramento e investigadora no grupo de pesquisa CIC.Digital, em Aveiro, onde concentra seus estudos no campo da cibercultura, investigando os riscos associados ao intenso uso das tecnologias digitais.
Função no Programa CeNTER: Bolseiro de Investigação (Mestre) no WP3.
Principais tarefas: Contribuir para o desenvolvimento do protótipo CeNTER junto à equipa do WP3, validação do protótipo com experts e, posteriormente, em contexto laboratorial. Análise dos resultados. Redação de artigos científicos e outros relatórios técnicos e apresentação de trabalhos em eventos para a divulgação dos resultados.
Maria João Antunes
Colaborador do WP
Maria João Antunes
Instituição: Departamento de Comunicação e Arte, Universidade de Aveiro
Email: mariajoao@ua.pt
Maria João Antunes (mariajoao@ua.pt) é Professora Auxiliar da Universidade de Aveiro (Departamento de Comunicação e Arte), Portugal. É doutorada em Ciências e Tecnologias de Comunicação (2007) e licenciada em Novas Tecnologias de Comunicação (1998), pela Universidade de Aveiro. Integra a Unidade de Investigação DigiMedia. No âmbito das suas atuais atividades de investigação, participa em projetos nacionais e internacionais e supervisiona mestrados e doutoramentos relativos: ao uso dos novos media para a preservação da memória cultural; uso das TIC para otimizar a troca de informação e comunicação entre instituições e cidadãos; media alternativos e User-Generated Content.
Função no Programa CeNTER: colaboração com o WP3
Principais tarefas: Participação na definição e prototipagem de uma plataforma piloto para a inovação territorial
Dina Ramos
Colaborador do WP
Dina Ramos
Instituição: Departamento de Economia, Gestão, Engenharia Industrial e Turismo, Universidade de Aveiro
Email: dinaramos@ua.pt
Investigadora de pós-doutoramento no projeto CeNTER da Universidade de Aveiro (UA) entre setembro de 2017 e agosto de 2019. Professora Auxiliar Convidada da Universidade de Aveiro (tempo parcial). Doutora em Turismo pela Universidade de Salamanca (reconhecido em Portugal na Universidade de Aveiro), Grau de Suficiência Investigadora em Novos Recursos e Sustentabilidade em Turismo, Licenciada em Gestão. Investigadora do Grupo de Investigação em Zonas Costeiras da UA e membro da Unidade de Investigação em Governança, Competitividade e Políticas Públicas (GOVCOPP) da UA.
Funções no Programa CeNTER: Colaboração com o WP2.
Principais tarefas: Proceder à revisão de literatura sobre turismo, modelos turísticos, competitividade, aglomerados urbanos, turismo de baixa densidade demográfica e turismo de saúde e bem estar; Identificar as características específicas para a estratégia de desenvolvimento com foco especial nas áreas de turismo e saúde e bem-estar; Elaborar o modelo de desenvolvimento; Identificar casos, dados, agentes e instrumentos específicos para pesquisa nas áreas de turismo e saúde e bem-estar.