WP2: Modelos de Inovação Territorial liderados pela Comunidade
Data de início: mês 1
Data de fim: mês 9
Objectivos
O principal objetivo desta WP é estabelecer uma base teórica às principais temáticas abrangidas pelo projeto e definir um modelo conceptual para as outras WPs. Esta estrutura irá permitir um melhor entendimento das diferentes dimensões da Inovação Territorial na Região Centro, especialmente quando as estratégias de especialização inteligente estão na ordem do dia e são utilizadas para estruturar mais estratégias de investimento e desenvolvimento.
Assim, os objectivos específicos para esta WP são:
● Promover um melhor entendimento sobre os principais modelos teóricos de inovação territorial;
● Evidenciar o impacto das estratégias de especialização inteligente na promoção da inovação territorial;
● Mapear/Identificar as melhores práticas e casos de estudo de inovação territorial que potencialmente podem ser transferidos para a Região Centro de Portugal.
A WP 2 está organizada da seguinte forma: (1) revisão de literatura; (2) identificar características especificas de governança e estratégias de desenvolvimento, com especial enfoque nas áreas do turismo e saúde e bem-estar; (3) fornecer o modelo conceptual; (4) identificar casos específicos, dados, agentes e instrumentos para pesquisar nas áreas do turismo e da saúde e bem-estar.
Descrição do Trabalho
Tarefa 2.1 – Referências teóricos de base sobre inovação territorial
Dado o grau de inovação da análise proposta que combina tópicos distintos – inovação territorial, políticas públicas e redes, inovação social e mediação da comunidade – a primeira tarefa do projeto será realizar uma aprofundada revisão de literatura das principais teorias e estruturas conceptuais relacionadas com os tópicos centrais desta investigação. Apesar da contribuição académica para a consolidação do conhecimento existente nos tópicos de investigação, esta revisão sistemática tem por objetivo permitir detalhar a estrutura teórica do projeto, as questões de investigação e as variáveis mais importantes a serem incluídas nos processos de recolha de dados (WP3 e WP4). Assim, irá permitir identificar estudos que contenham análises similares noutros contextos regionais, o que irá potencialmente permitir uma análise comparativa.
A primeira tarefa será concretizada através de uma inventariação dos artigos mais relevantes das principais revistas relacionadas com os tópicos abaixo mencionados, seguida de uma meta análise desses artigos. Para além disso, a estrutura teórica é crucial para mapear o conceito de Inovação Territorial e as suas diferentes dimensões explorando definições distintas propostas na literatura.
Tarefa 2.2 – Desafios do desenvolvimento territorial tendo por base as estratégias de especialização inteligente
Esta tarefa tem por objetivo compreender o impacto e os desafios destas estratégias, considerando, particularmente, a complexa arquitetura de governança do território português e considerando as especificidades dos domínios do turismo e da saúde e bem-estar. Assim, o objetivo desta tarefa é duplo: (1) compreender o impacto e os desafios das estratégias de especialização inteligente na Inovação Territorial e (2) mapear e descrever a governança territorial na região Centro, com especial enfoque nas áreas do turismo e da saúde e bem-estar.
A análise das estruturas de governança da região Centro irá permitir obter um resultado relevante para o projeto, uma vez que irá fornecer uma ferramenta básica para a estrutura analítica a ser desenvolvida nas etapas seguintes desta WP.
Tarefa 2.3 – Mapear as melhores práticas e casos de estudo de inovação territorial
O principal objetivo desta tarefa é identificar e caracterizar as melhores práticas e casos de estudo de inovação territorial. Esta análise de benchmarking irá centrar-se nas estratégias de política pública específicas do contexto europeu e nacional focando-se na inovação territorial, e particularmente nas áreas do turismo e saúde e do bem-estar. Será seguida a mesma abordagem para as ferramentas e estratégias de mediação (digital, experiências de inovação social, contextos de educação formais e não formais). Esta tarefa irá centrar-se na revisão de literatura e de casos de estudo existentes no contexto da inovação territorial.
Tarefa 2.4 – Analise de estratégias de políticas públicas e práticas de mediação na inovação territorial
O objetivo desta tarefa é propor um modelo conceptual para identificar, analisar e discutir as estratégias,e política e práticas de mediação relevantes para promover a inovação territorial na região Centro, e também fornecer os elementos empíricos para desenvolver um Modelo de Inovação Territorial e uma ferramenta de aconselhamento politico, que é um objectivo do próprio Programa.
Será dada especial ênfase às estratégias de redes e de mediação relevantes para a inovação territorial, incluindo os seus nós tais como os agentes, canais, sub-redes, links e aspectos info-comunicacionais (Lovejoy & Saxton, 2012); estratégias de mediação tendo em atenção contextos, cenários, funções e questões de liderança e também as boas práticas em territórios nacionais e internacionais de baixa densidade (identificadas na tarefa 2.1.3), acrescentando dimensões de investigação relacionadas com a criação de dinâmicas participativas, e a capacitação das populações através de contextos de aprendizagem informais e não-formais, e oportunidades educacionais que existem ou podem ser criadas no território.
O modelo a ser criado irá também incluir disposições para a implementação dos indicadores de desempenho para a inovação territorial (desenvolvido na WP4). A validação do modelo será atingida através de discussões em focus group com peritos.
Esta tarefa inclui as seguintes etapas: (i) diagnosticar o papel e o potencial das redes e das práticas de mediação através de um conjunto de casos de estudo da região Centro e de casos internacionais relevantes em territórios de baixa densidade, com especial enfoque nas áreas do turismo e da saúde e bem-estar; (ii) proposta, validação e consolidação de uma estrutura conceptual para avaliar e potenciar estratégias de redes e de mediação em inovação territorial.
Resultados
Todos os resultados estão disponíveis para consulta na página Workpackages e Resultados.

Filipe Teles
Coordenador do WP
Filipe Teles
Instituição: GOVCOPP, Departamento de Ciências Sociais, Políticas e do Território, Universidade de Aveiro
Email: filipe.teles@ua.pt
Docente no Departamento de Ciências Sociais, Políticas e do Território, na Universidade de Aveiro. Desempenha, atualmente, a função de Pró-reitor para o desenvolvimento regional e políticas de cidade. Doutorado em Ciências Políticas e membro da Unidade de Investigação em Governança, Competitividade e Políticas Públicas (GOVCOPP), onde tem desenvolvido trabalho de investigação em governação e administração local e regional, reformas territoriais, liderança política e inovação.
É autor e coautor de vários artigos em revistas académicas de referência. As publicações mais recentes incluem o livro “Local Governance and Inter-municipal Cooperation” (2016: Palgrave, UK) e a coedição dos volumes “Inter-municipal Cooperation in Europe: Institutions and Governance” e “Sub-Municipal Governance in Europe: Decentralization Beyond the Municipal Tier”, a publicar em 2018, pela mesma editora.
É membro da Associação Portuguesa de Ciência Política, da Political Studies Association (Reino Unido), e – atualmente – integra o Governing Board da European Urban Research Association, o Steering Committee of the Local Government and Politics Standing Group do European Consortium for Political Research, e o Board do Research Committee on Comparative Studies on Local Government and Politics da International Political Science Association.
Função no Programa CeNTER: Investigador Responsável e Coordenador do Programa (PI); Coordenador do WP1 e WP2.
Principais tarefas: Responsável pela coordenação científica e gestão do projeto.

Fernando Nogueira
Membro do WP
Fernando Manuel Martins Nogueira
Instituição: Departamento de Ciências Sociais, Políticas e do Território, Universidade de Aveiro
Email: f.nogueira@ua.pt
Doutorado em Ciências Sociais pela Universidade de Aveiro (UA), mestre em Engenharia Urbana pela Universidade de Coimbra e licenciado em Planeamento Regional e Urbano pela Universidade de Aveiro. É Professor Auxiliar na UA, no Departamento de Ciências Sociais, Políticas e do Território, e vice-coordenador do Mestrado em Planeamento Regional e Urbano. Participou em projetos de investigação e extensão:
Investigação: “P-RIDE” – Portugal: Integração Regional da Demografia e da Economia, COMPETE- PTDC/ATP-DEM/0441/2014 (2016-1019); “DONUT” – Factores determinantes da procura de habitação em Portugal (2011-13) – PTDC/AUR-URB/100592/2008; “ULYSSES” – Using applied re-search results from ESPON as a yardstick for cross-border spatial development planning, para European Observation Network, Territorial Development and Cohesion (2010- 2013).
Extensão: “Participação das Comunidades no Planeamento” (Erasmus+; 2014-2016); Planos estratégicos territoriais (ADXTUR – Aldeias do Xisto e dos Municípios da Sertã, Ílhavo e Vagos) (2013-2016); “Estratégia de Eficiência Coletiva PROVERE da Rede das Aldeias do Xisto (em curso).
Interesses de investigação: Planeamento Estratégico, Participação Pública, Governação e Políticas Públicas, Métodos de Apoio à Decisão.
Função no Programa CeNTER: Membro dos WP2, WP3 (3.1) e WP5.
Principais tarefas: Estado da arte e mapeamento de boas práticas relativos a processos de inovação territorial, bem como de práticas de intermediação e animação em rede de agentes em processos de inovação territorial em contexto de governação multinível.

Margarida Almeida
Membro do WP
Ana Margarida Pisco Almeida
Instituição: DigiMedia, Departamento de Comunicação e Arte, Universidade de Aveiro
Email: marga@ua.pt
Ana Margarida Pisco Almeida é doutorada em Ciências e Tecnologias da Comunicação e tem vindo a desenvolver atividades de investigação relacionadas com “inclusão digital”, “novos media e necessidades especiais”, “comunicação e saúde”, “ehealth” e “educação e promoção da saúde utilizando as TIC”, na Unidade de Investigação DigiMedia.
É Professora Auxiliar no Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro, Portugal, e leciona nos cursos de: “Licenciatura em Novas Tecnologias de Comunicação”, “Mestrado em Comunicação Multimédia”, “Programa Doutoral em Multimédia e Educação” e “Programa Doutoral Informação e Comunicação em Plataformas Digitais”. Neste âmbito, tem vindo a supervisionar alunos de mestrado e doutoramento, de forma alinhada com os seus principais interesses e esteve envolvida em diferentes projetos de investigação e iniciativas científicas. Possui vários artigos e capítulos de livros publicados, sendo também revisora em diversos jornais nacionais e internacionais.
Função no Programa CeNTER: Membro dos WP 2, 3, 4 e 5
Principais tarefas: Estudo das redes e estratégias de mediação na inovação territorial: o papel dos media digitais e das tecnologias emergentes na inovação territorial; Prototipagem e validação de uma plataforma de mediação piloto para a inovação territorial.

Anabela Botelho
Membro do WP

Anabela Botelho
Instituição: Departamento de Economia, Gestão, Engenharia Industrial e Turismo, Universidade de Aveiro
Email: anabela.botelho@ua.pt
Anabela Botelho é licenciada em Economia (1992) pela FEP, doutora em Economia (1998) pela Universidade da Carolina do Sul, EUA, com Agregação em Economia (2006) na especialidade de Métodos Quantitativos pela Universidade do Minho. Desde 2014 é Professora Catedrática do DEGEIT-UA. No decurso da sua carreira foi docente e/ou investigadora em várias universidades, nomeadamente nas Universidades do Minho e do Porto, e nas Universidades da Califórnia e da Central Florida nos EUA. Entre outros cargos institucionais, exerce atualmente as funções de Coordenadora da Área Científica de Economia do DEGEIT, Diretora do Programa Doutoral em Ciências Económicas e Empresariais da UA, Coordenadora do Grupo de Investigação em Competitividade, Inovação e Sustentabilidade da GOVCOPP, membro efetivo do Conselho Superior de Estatística (CSE) por indicação do CRUP e membro efetivo da Secção Permanente do Segredo Estatístico do CSE. É membro do corpo editorial da revista científica “Strategic Behavior and the Environment”. Os resultados da sua investigação têm sido publicados em reputadas revistas científicas internacionais, bem como no livro “Experimental Economics” (2017), editado e publicado pela World Scientific.
Função no Programa CeNTER: Coordenadora do WP 4
Principais tarefas: Membro da equipa de Coordenação do CeNTER. Coordenadora do WP4.

Carlos Costa
Membro do WP
Carlos Costa
Instituição: Departamento de Economia, Gestão, Engenharia Industrial e Turismo, Universidade de Aveiro
Email: ccosta@ua.pt
Carlos Costa é Professor Catedrático e Coordenador do Departamento de Economia, Gestão, Engenharia Industrial e Turismo da Universidade de Aveiro.
É Editor da Revista Turismo e Desenvolvimento e Editor Associado da Tourism Review, da Journal of Destination Marketing Management e da Journal of Hospitality and Tourism Management.
Possui Doutoramento e Mestrado em Gestão em Turismo (Universidade de Surrey, Reino Unido) e Licenciatura em Planeamento Regional e Urbano (Universidade de Aveiro).
É Diretor do Programa Doutoral em Turismo, da Universidade de Aveiro, e Coordenador do Grupo de Investigação em Turismo e Desenvolvimento do Centro de Investigação em Governança, Competitividade e Políticas Públicas (GOVCOPP) (Centro de Investigação da avaliado com ‘Excelente’ pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia).
É ainda Coordenador Científico da empresa spin-off em turismo ‘idtour-unique solutions’, da Universidade de Aveiro, responsável pela transferência de conhecimento e inovação para o setor do turismo.
Participa em vários projetos de turismo, nacionais e internacionais. É consultor da Agência Nacional de Acreditação (A3Es) de Portugal, da Fundação Nacional para a Ciência e Tecnologia (FCT) e de outras organizações internacionais.
Função no Programa CeNTER: Membro dos WP 2, 3, 4 e 5
Principais tarefas:

Sara Moreno Pires
Membro do WP
Sara Moreno Pires
Instituição: Departamento de Ciências Sociais, Políticas e do Território, Universidade de Aveiro
Email: sarapires@ua.pt
Sara Moreno Pires é doutorada em Ciências Aplicadas ao Ambiente (Universidade de Aveiro (UA)), Mestre em Desenvolvimento e Planeamento (University College London, Reino Unido) e Licenciada em Economia (Universidade de Coimbra).
É Investigadora do Departamento de Ciências Sociais, Políticas e do Território e da Unidade de Investigação em Governança, Competitividade e Políticas Públicas (GOVCOPP) da UA. A sua investigação no âmbito do Programa CeNTER centra-se na análise de instrumentos de políticas públicas promotores de inovação territorial e na compreensão do papel dos atores regionais na construção de novas plataformas de conhecimento do território.
Entre 2016 e 2017, desenvolveu trabalho de pós-doutoramento no GOVCOPP sobre avaliação da qualidade da governação local para o desenvolvimento sustentável em Portugal. Foi docente da Faculdade de Direito de Coimbra nos cursos de Administração Pública entre 2002 e 2016. Tem centrado a sua investigação nas políticas de desenvolvimento sustentável e no papel dos Indicadores de Desenvolvimento Sustentável na governação e no desenvolvimento local. Colabora em diversos projetos de investigação nacionais e internacionais e os seus trabalhos têm sido publicados em revistas científicas internacionais.
Função no Programa CeNTER: Investigadora. Participa nos WP2 e WP5.
Principais tarefas: Contribuir para a análise e compreensão dos desafios e oportunidades da inovação territorial na Região Centro e para a definição de um modelo de inovação territorial suportado por um sistema de avaliação e monitorização, através de um Observatório de Capital Humano e de desempenho da inovação regional; Contribuir para a consolidação de conhecimento nas áreas do planeamento e estratégias de desenvolvimento territorial, governação local e regional e políticas públicas de inovação, nas dimensões teórica, aplicada e de divulgação científica.

Alexandra Polido
Colaborador do WP
Alexandra Polido
Instituição: Departamento de Ciências Sociais, Políticas e do Território, Universidade de Aveiro
Email: a.polido@ua.pt
Alexandra Polido é doutorada em Ciências do Ambiente e da Sustentabilidade pela Universidade NOVA de Lisboa. Entre junho de 2017 e março de 2019 desenvolveu pós-doutoramento na Universidade de Aveiro, no Departamento de Ciências Sociais, Políticas e Territoriais – unidade de investigação em Governança, Competitividade e Políticas Públicas (GOVCOPP) relacionado com o Programa CeNTER – Redes e Comunidades para a Inovação Territorial.
Anteriormente, desenvolveu investigação sobre avaliação de impacto ambiental e de sustentabilidade de políticas, planos e programas públicos, com foco em avaliação ambiental estratégica em contextos de nível local e regional. A investigação desenvolvida tem uma forte componente interdisciplinar ligando diferentes linhas de investigação como políticas públicas, planeamento regional, governança e transformações institucionais, governança ambiental e responsabilidade social.
É membro e corresponsável pela secção Students and Young Professionals da International Association for Impact Assessment (IAIA).
Função no Programa CeNTER: Colaboração com o WP2.
Principais tarefas: Promover um melhor entendimento sobre os principais modelos teóricos de inovação territorial; Evidenciar o impacto das estratégias de especialização inteligente na promoção da inovação territorial; Explorar a adequação das abordagens teóricas atuais na avaliação da inovação territorial face à realidade portuguesa; Contribuir para aumentar a consciência e visibilidade das características distintivas e resultados da inovação territorial.

Pedro Silva
Colaborador do WP
Pedro Silva
Instituição: Departamento de Ciências Sociais, Políticas e do Território, Universidade de Aveiro
Email: silva.pedro@ua.pt
Pedro Silva é licenciado e mestre em Gestão (Universidade de Aveiro) e doutorado em Marketing e Estratégia (programa conjunto da Universidade do Minho, Universidade de Aveiro e Universidade da Beira Interior). Anteriormente participou em projetos de investigação na área de internacionalização de empresas e prestou assessoria técnica em projetos na área da inovação. Foi bolseiro de investigação para a Fundação para a Ciência e a Tecnologia num estudo acerca das dinâmicas da indústria e das empresas em Portugal.
Foi Bolseiro de Pós-Doutoramento no Programa CeNTER entre junho de 2019 e março de 2020.
Função no Programa CeNTER: Colaboração com o WP 2.
Principais tarefas: Contribuir para o desenvolvimento de um modelo teórico de inovação territorial; Promover uma melhor compreensão das diferentes dimensões da inovação territorial na Região Centro; Evidenciar o impacto de estratégias de especialização inteligente na promoção da inovação territorial.
Equipa

Carlos Rodrigues
Membro do WP

Carlos Rodrigues
Instituição: Departamento de Ciências Sociais, Políticas e do Território, Universidade de Aveiro
Email: cjose@ua.pt
Doutorado em Ciências Sociais pela Universidade de Aveiro (UA) e Diretor do Departamento de Ciências Sociais, Políticas e do Território da UA. É ainda coordenador do Centro de Estudos Asiáticos e do Mestrado em Estudos Chineses. Participou em vários projetos nacionais e internacionais, designadamente nos campos dos sistemas territoriais de inovação e das relações entre o ensino superior e o desenvolvimento regional. É coordenador local do projeto RUNIN – The Role of Universities in Innovation and Regional Development (Horizon 2020, Marie Curie Innovative Training Networks), que decorrerá até 2019.
Função no Programa CeNTER: Cocoordenação da WP2.
Principais tarefas: Construção de um modelo de inovação territorial para a Região Centro.

Fernando Ramos
Membro do WP

Fernando Ramos
Instituição: DigiMedia-Centro de Investigação em Média Digitais e Interacção, Departamento de Comunicação e Arte, Universidade de Aveiro
Email: fernando.ramos@ua.pt
Licenciatura em Engenharia Electrónica e Telecomunicações (1979). Doutoramento em Engenharia Electrotécnica/Sistemas de Telecomunicações (1992). Agregação em Comunicação e Arte/Ciências e Tecnologias da Comunicação (2001). Professor Catedrático do Departamento de Comunicação e Arte da UA (desde 2003). Coordenador científico do DigiMedia-Centro de Investigação em Média Digitais e Interação (desde 2015). Presidente do Conselho Diretivo dos Departamentos de Eletrónica e Telecomunicações (1994-1999) e de Comunicação e Arte (2001-2005) da UA. Diretor do CEMED-Centro de Multimédia e de Ensino a Distância da UA (1999-2009). Presidente da Comissão Executiva (2004-2014) e da Assembleia Geral (desde 2014) da UNAVE.
Coordenador científico de mais de 30 projectos de I&D nas áreas de sistemas de comunicação multimédia, aprendizagem enriquecida por tecnologia, educação a distância. Autor/coautor de mais de 200 publicações científicas em revistas e actas de reuniões científicas internacionais.
Funções no Programa CeNTER: Coordenador do WP 3. Investigador nos restantes WPs.
Principais tarefas: Membro da equipa de Coordenação do CeNTER. Coordenador do WP3.

Luís Pedro
Membro do WP
Luís Pedro
Instituição: Universidade de Aveiro, Departamento de Comunicação e Arte
Email: lpedro@ua.pt
Docente e investigador do Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro e Membro de Comissão Científica do Programa Doutoral em Multimédia em Educação. Investigador responsável e membro de diversos projetos de investigação, é membro da unidade de investigação DigiMedia, com interesses nas áreas de conceptualização, desenvolvimento e integração de tecnologias de comunicação – social media e jogos – em contextos de educação e formação.
Função no Programa CeNTER: Membro dos WP 2, 3, 4 e 5
Prinicipais tarefas: T3.2: O papel dos media digitais e das tecnologias emergentes na inovação territorial; T3.3: Prototipagem e validação de uma plataforma de mediação piloto para a inovação territorial

Rui Augusto da Costa
Membro do WP
Rui Augusto da Costa
Instituição: Departamento de Economia, Gestão, Engenharia Industrial e Turismo, Universidade de Aveiro
Email: rui.costa@ua.pt
Rui Costa, licenciou-se em Gestão e Planeamento em Turismo na Universidade de Aveiro (UA) em 1998, concluiu o Mestrado em Inovação e Políticas de Desenvolvimento em 2005 e doutorou-se em Turismo na mesma Universidade em 2012.
Desempenha as funções de Professor Auxiliar da área do Turismo no Departamento de Economia, Gestão, Engenharia Industrial e Turismo da UA. É membro da Comissão Executiva do DEGEIT e também membro integrado da Unidade de Investigação em Governança, Competitividade e Políticas Públicas (GOVCOPP), no Grupo de Investigação em Turismo e Desenvolvimento.
Desenvolve a sua investigação na área do planeamento e projeto em turismo, redes, governança e políticas públicas, dinâmicas territoriais de investimento e financiamento das pequenas e microempresas do sector do Turismo. Participa em vários projetos de investigação aplicada de âmbito nacional e internacional, e é autor e coautor de diversos artigos em revistas nacionais e internacionais.
É também membro do Conselho Editorial da Revista Turismo & Desenvolvimento (Journal of Tourism and Development), e membro da Comissão Organizadora da Conferência Internacional INVTUR.
Função no Programa CeNTER: Membro dos WP2, WP3, WP4 e WP5.
Principais tarefas: Estudar como os aglomerados urbanos-rurais e o turismo urbano podem potenciar o desenvolvimento e a competitividade das zonas de baixa densidade demográfica adjacentes; Entender a identidade cultural como fator de ligação entre o turismo em zonas de baixa densidade demográfica, os aglomerados urbanos e adjacentes; Promover a criação de redes competitivas entre as zonas de baixa densidade e as zonas urbanas com enfoque na preservação da identidade cultural comum e na criatividade.

Rui Vieira
Membro do WP
Rui Marques Vieira
Instituição: Departamento de Educação e Psicologia, Universidade de Aveiro
Email: rvieira@ua.pt
Doutorado em Didática, desde 2004 é Professor na Universidade de Aveiro, onde tem desenvolvido a sua docência particularmente nos mestrados (2º Ciclos) e doutoramentos (3º Ciclo) na área da Educação. É membro do Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores [CIDTFF] da Universidade de Aveiro, onde tem desenvolvido estudos de investigação na área da Formação de Professores; desenvolvimento curricular, com destaque para a dimensão das Capacidades de Pensamento Crítico; Educação em Ciências e Educação para o Desenvolvimento Sustentável. Tem participado em vários estudos e projetos de investigação, como, por exemplo, no estudo Europeu “University Educators for Sustainable Development” (UE4SD – reference 540051-LLP-1-2013-1-UK-ERASMUS-ENW). É autor de várias comunicações, artigos e tem publicado vários livros nas áreas acima referidas.
Função no Programa CeNTER: Membro dos WP 2, 3, 4 e 5.
Principais tarefas: Validação de todas as atividades educativas e formativas.

Pedro Chamusca
Membro do WP
Pedro Chamusca
Instituição: Departamento de Ciências Sociais, Políticas e do Território, Universidade de Aveiro
Email: pedrochamusca@ua.pt
Doutor em Geografia pela FLUP; qualificado profissionalmente em Sistemas de Informação Geográfica (SIG); e formador acreditado pelo Conselho Científico-Pedagógico de Formação Contínua e pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional. É autor de mais de 60 publicações científicas, desenvolvendo investigação em temas associados à Geografia Urbana, Sistemas de Informação Geográfica, Governança, Planeamento, Turismo e Ordenamento do Território. É membro da Direção da Associação Portuguesa de Geógrafos (APG); e coordenou em vários projetos de aplicação do conhecimento, em domínios associados ao planeamento estratégico, ordenamento do território, desenvolvimento e urbanismo comercial.
Função no Programa CeNTER: Bolseiro de pós-doutoramento no Observatório para a Coesão Territorial / WP2.
Principais tarefas: Contribuir para os resultados esperados do Programa CeNTER no âmbito do processo de implementação do Observatório para a Coesão Territorial, iniciativa da CCDRC cuja coordenação científica compete à UA.

Dina Ramos
Colaborador do WP
Dina Ramos
Instituição: Departamento de Economia, Gestão, Engenharia Industrial e Turismo, Universidade de Aveiro
Email: dinaramos@ua.pt
Investigadora de pós-doutoramento no projeto CeNTER da Universidade de Aveiro (UA) entre setembro de 2017 e agosto de 2019. Professora Auxiliar Convidada da Universidade de Aveiro (tempo parcial). Doutora em Turismo pela Universidade de Salamanca (reconhecido em Portugal na Universidade de Aveiro), Grau de Suficiência Investigadora em Novos Recursos e Sustentabilidade em Turismo, Licenciada em Gestão. Investigadora do Grupo de Investigação em Zonas Costeiras da UA e membro da Unidade de Investigação em Governança, Competitividade e Políticas Públicas (GOVCOPP) da UA.
Funções no Programa CeNTER: Colaboração com o WP2.
Principais tarefas: Proceder à revisão de literatura sobre turismo, modelos turísticos, competitividade, aglomerados urbanos, turismo de baixa densidade demográfica e turismo de saúde e bem estar; Identificar as características específicas para a estratégia de desenvolvimento com foco especial nas áreas de turismo e saúde e bem-estar; Elaborar o modelo de desenvolvimento; Identificar casos, dados, agentes e instrumentos específicos para pesquisa nas áreas de turismo e saúde e bem-estar.