WP2: Modelos de Inovação Territorial liderados pela Comunidade

Data de início: mês 1
Data de fim: mês 9

Objectivos

O principal objetivo desta WP é estabelecer uma base teórica às principais temáticas abrangidas pelo projeto e definir um modelo conceptual para as outras WPs. Esta estrutura irá permitir um melhor entendimento das diferentes dimensões da Inovação Territorial na Região Centro, especialmente quando as estratégias de especialização inteligente estão na ordem do dia e são utilizadas para estruturar mais estratégias de investimento e desenvolvimento.

Assim, os objectivos específicos para esta WP são:

  ● Promover um melhor entendimento sobre os principais modelos teóricos de inovação territorial;
  ● Evidenciar o impacto das estratégias de especialização inteligente na promoção da inovação territorial;
  ● Mapear/Identificar as melhores práticas e casos de estudo de inovação territorial que potencialmente podem ser transferidos para a Região Centro de Portugal.

A WP 2 está organizada da seguinte forma: (1) revisão de literatura; (2) identificar características especificas de governança e estratégias de desenvolvimento, com especial enfoque nas áreas do turismo e saúde e bem-estar; (3) fornecer o modelo conceptual; (4) identificar casos específicos, dados, agentes e instrumentos para pesquisar nas áreas do turismo e da saúde e bem-estar.

Descrição do Trabalho

Tarefa 2.1 – Referências teóricos de base sobre inovação territorial

Dado o grau de inovação da análise proposta que combina tópicos distintos – inovação territorial, políticas públicas e redes, inovação social e mediação da comunidade – a primeira tarefa do projeto será realizar uma aprofundada revisão de literatura das principais teorias e estruturas conceptuais relacionadas com os tópicos centrais desta investigação. Apesar da contribuição académica para a consolidação do conhecimento existente nos tópicos de investigação, esta revisão sistemática tem por objetivo permitir detalhar a estrutura teórica do projeto, as questões de investigação e as variáveis mais importantes a serem incluídas nos processos de recolha de dados (WP3 e WP4). Assim, irá permitir identificar estudos que contenham análises similares noutros contextos regionais, o que irá potencialmente permitir uma análise comparativa.

A primeira tarefa será concretizada através de uma inventariação dos artigos mais relevantes das principais revistas relacionadas com os tópicos abaixo mencionados, seguida de uma meta análise desses artigos. Para além disso, a estrutura teórica é crucial para mapear o conceito de Inovação Territorial e as suas diferentes dimensões explorando definições distintas propostas na literatura.

Tarefa 2.2 – Desafios do desenvolvimento territorial tendo por base as estratégias de especialização inteligente

Esta tarefa tem por objetivo compreender o impacto e os desafios destas estratégias, considerando, particularmente, a complexa arquitetura de governança do território português e considerando as especificidades dos domínios do turismo e da saúde e bem-estar. Assim, o objetivo desta tarefa é duplo: (1) compreender o impacto e os desafios das estratégias de especialização inteligente na Inovação Territorial e (2) mapear e descrever a governança territorial na região Centro, com especial enfoque nas áreas do turismo e da saúde e bem-estar.

A análise das estruturas de governança da região Centro irá permitir obter um resultado relevante para o projeto, uma vez que irá fornecer uma ferramenta básica para a estrutura analítica a ser desenvolvida nas etapas seguintes desta WP.

Tarefa 2.3 – Mapear as melhores práticas e casos de estudo de inovação territorial

O principal objetivo desta tarefa é identificar e caracterizar as melhores práticas e casos de estudo de inovação territorial. Esta análise de benchmarking irá centrar-se nas estratégias de política pública específicas do contexto europeu e nacional focando-se na inovação territorial, e particularmente nas áreas do turismo e saúde e do bem-estar. Será seguida a mesma abordagem para as ferramentas e estratégias de mediação (digital, experiências de inovação social, contextos de educação formais e não formais). Esta tarefa irá centrar-se na revisão de literatura e de casos de estudo existentes no contexto da inovação territorial.

Tarefa 2.4 – Analise de estratégias de políticas públicas e práticas de mediação na inovação territorial

O objetivo desta tarefa é propor um modelo conceptual para identificar, analisar e discutir as estratégias,e política e  práticas de mediação relevantes para promover a inovação territorial na região Centro, e também fornecer os elementos empíricos para desenvolver um Modelo de Inovação Territorial e uma ferramenta de aconselhamento politico, que é um objectivo do próprio Programa.

Será dada especial ênfase às estratégias de redes e de mediação relevantes para a inovação territorial, incluindo os seus nós tais como os agentes, canais, sub-redes, links e aspectos info-comunicacionais (Lovejoy & Saxton, 2012); estratégias de mediação tendo em atenção contextos, cenários, funções e questões de liderança e também as boas práticas em territórios nacionais e internacionais de baixa densidade (identificadas na tarefa 2.1.3), acrescentando dimensões de investigação relacionadas com a criação de dinâmicas participativas, e a capacitação das populações através de contextos de aprendizagem informais e não-formais, e oportunidades educacionais que existem ou podem ser criadas no território.

O modelo a ser criado irá também incluir disposições para a implementação dos indicadores de desempenho para a inovação territorial (desenvolvido na WP4). A validação do modelo será atingida através de discussões em focus group com peritos.

Esta tarefa inclui as seguintes etapas: (i) diagnosticar o papel e o potencial das redes e das práticas de mediação através de um conjunto de casos de estudo da região Centro e de casos internacionais relevantes em territórios de baixa densidade, com especial enfoque nas áreas do turismo e da saúde e bem-estar; (ii) proposta, validação e consolidação de uma estrutura conceptual para avaliar e potenciar estratégias de redes e de mediação em inovação territorial.

Resultados

Todos os resultados estão disponíveis para consulta na página Workpackages e Resultados.

Filipe Teles

Coordenador do WP

Fernando Nogueira

Membro do WP

Margarida Almeida

Membro do WP

Anabela Botelho

Membro do WP

Carlos Costa

Membro do WP

Sara Moreno Pires

Membro do WP

Alexandra Polido

Colaborador do WP

Pedro Silva

Colaborador do WP​

Equipa

Carlos Rodrigues

Membro do WP

Fernando Ramos

Membro do WP

Luís Pedro

Membro do WP

Rui Augusto da Costa

Membro do WP

Rui Vieira

Membro do WP

Pedro Chamusca

Membro do WP

Dina Ramos

Colaborador do WP

Show Buttons
Hide Buttons