2º Seminário CeNTER
TERRITÓRIOS E INOVAÇÃO: DISCURSOS E PRÁTICAS
O 2.º Seminário CeNTER “Territórios e Inovação: Discursos e Práticas” pretende reunir um conjunto amplo de parceiros, especialistas, investigadores e público em geral na partilha de perspetivas e conhecimento sobre o potencial de inovação e desenvolvimento da Região Centro.
Serão as comunidades centrais para o desenvolvimento dos territórios (inteligentes)? Pode o Turismo ser uma oportunidade para os territórios de baixa densidade? Qual o papel do digital na mediação das comunidades em rede? O debate em torno destas questões irá enquadrar este segundo momento público do Programa.
3 abril 2019
9h30
Sala de Atos Académicos,
Edifício Central e da Reitoria,
Universidade de Aveiro
PROGRAMA
09h00 | Registo dos participantes
09h30 | Abertura
Filipe Teles, Coordenador do Programa CeNTER
09h45 | Painel 1: Territórios inteligentes: Comunidades no centro?
Moderação: Anabela Botelho (Programa CeNTER)
Sara Moreno Pires (Programa CeNTER) e Cláudia Figueiredo (Programa CeNTER):
“Inovação de base territorial, bem-estar e qualidade de vida” [apresentação disponível]
Celeste Varum (Programa CeNTER):
“Eficiência de inovação e gap estrutural – uma análise aos municípios Portugueses” [apresentação disponível]
António Covas (Universidade do Algarve):
“Territórios Inteligentes: das TIC aos TIC”
Carlos Silva (Programa CeNTER):
“Promover o capital humano: uma perspetiva de e para a inovação territorial” [apresentação disponível]
11h15 | Pausa
11h30 | Painel 2: Turismo em áreas de baixa densidade: oportunidades e desafios
Moderação: Carlos Costa (Programa CeNTER)
Dina Ramos (Programa CeNTER):
“Turismo e Coopetição em territórios de baixa densidade”
Joana Castro Almeida (Instituto Superior Técnico, Universidade de Lisboa):
“Turismo e território: compreender e envolver a comunidade local” [apresentação disponível]
António Duarte (Arouca Geopark):
“Arouca Geopark – Um destino inteligente, sustentável e inclusivo” [apresentação disponível]
12h30 | Almoço livre
14h00 | Painel 3: Comunidades em rede: qual o papel do digital na mediação?
Moderação: Fernando Ramos (Programa CeNTER)
Paula Alexandra Silva (Programa CeNTER):
“O potencial dos média digitais na mediação da inovação de base territorial: estudo, análise e resultados preliminares [apresentação disponível]
Pedro Portela (HiveMind Institute):
“Redes, Tecnologia e Problemas Sociais Complexos”
Carlos Santos (Sapo Campus):
“Tecnologia Campus – Comunidades à la carte” [apresentação disponível]
15h15 | Álvaro Domingues (Universidade do Porto)
[apresentação disponível]
16h15 | Encerramento
Oradores e Moderadores dos Painéis
ANABELA BOTELHO
Programa CeNTER
Anabela Botelho
Instituição: Departamento de Economia, Gestão, Engenharia Industrial e Turismo, Universidade de Aveiro
Email: anabela.botelho@ua.pt
Anabela Botelho é licenciada em Economia (1992) pela FEP, doutora em Economia (1998) pela Universidade da Carolina do Sul, EUA, com Agregação em Economia (2006) na especialidade de Métodos Quantitativos pela Universidade do Minho. Desde 2014 é Professora Catedrática do DEGEIT-UA. No decurso da sua carreira foi docente e/ou investigadora em várias universidades, nomeadamente nas Universidades do Minho e do Porto, e nas Universidades da Califórnia e da Central Florida nos EUA. Entre outros cargos institucionais, exerce atualmente as funções de Coordenadora da Área Científica de Economia do DEGEIT, Diretora do Programa Doutoral em Ciências Económicas e Empresariais da UA, Coordenadora do Grupo de Investigação em Competitividade, Inovação e Sustentabilidade da GOVCOPP, membro efetivo do Conselho Superior de Estatística (CSE) por indicação do CRUP e membro efetivo da Secção Permanente do Segredo Estatístico do CSE. É membro do corpo editorial da revista científica “Strategic Behavior and the Environment”. Os resultados da sua investigação têm sido publicados em reputadas revistas científicas internacionais, bem como no livro “Experimental Economics” (2017), editado e publicado pela World Scientific.
Função no Programa CeNTER: Coordenadora do WP 4
Principais tarefas: Membro da equipa de Coordenação do CeNTER. Coordenadora do WP4.
SARA MORENO PIRES
Programa CeNTER
Sara Moreno Pires
Instituição: Departamento de Ciências Sociais, Políticas e do Território, Universidade de Aveiro
Email: sarapires@ua.pt
Sara Moreno Pires é doutorada em Ciências Aplicadas ao Ambiente (Universidade de Aveiro (UA)), Mestre em Desenvolvimento e Planeamento (University College London, Reino Unido) e Licenciada em Economia (Universidade de Coimbra).
É Investigadora do Departamento de Ciências Sociais, Políticas e do Território e da Unidade de Investigação em Governança, Competitividade e Políticas Públicas (GOVCOPP) da UA. A sua investigação no âmbito do Programa CeNTER centra-se na análise de instrumentos de políticas públicas promotores de inovação territorial e na compreensão do papel dos atores regionais na construção de novas plataformas de conhecimento do território.
Entre 2016 e 2017, desenvolveu trabalho de pós-doutoramento no GOVCOPP sobre avaliação da qualidade da governação local para o desenvolvimento sustentável em Portugal. Foi docente da Faculdade de Direito de Coimbra nos cursos de Administração Pública entre 2002 e 2016. Tem centrado a sua investigação nas políticas de desenvolvimento sustentável e no papel dos Indicadores de Desenvolvimento Sustentável na governação e no desenvolvimento local. Colabora em diversos projetos de investigação nacionais e internacionais e os seus trabalhos têm sido publicados em revistas científicas internacionais.
Função no Programa CeNTER: Investigadora. Participa nos WP2 e WP5.
Principais tarefas: Contribuir para a análise e compreensão dos desafios e oportunidades da inovação territorial na Região Centro e para a definição de um modelo de inovação territorial suportado por um sistema de avaliação e monitorização, através de um Observatório de Capital Humano e de desempenho da inovação regional; Contribuir para a consolidação de conhecimento nas áreas do planeamento e estratégias de desenvolvimento territorial, governação local e regional e políticas públicas de inovação, nas dimensões teórica, aplicada e de divulgação científica.
CLÁUDIA FIGUEIREDO
Programa CeNTER
Cláudia Figueiredo
Instituição: Departamento de Economia, Gestão, Engenharia Industrial e Turismo, Universidade de Aveiro
Email: claudiafigueiredo@ua.pt
Cláudia Figueiredo tem doutoramento em Educação, na especialidade de Avaliação e Supervisão pela Universidade de Aveiro, e licenciatura e mestrado em Ciências da Educação pela Universidade de Coimbra.
Tem desenvolvido trabalho científico no âmbito da metodologia da investigação e tratamento estatístico de dados. Trabalha, em particular, com a construção, desenvolvimento e validação de instrumentos de medida, como escalas e questionários, nos domínios da Psicologia e da Educação.
Lecionou diferentes unidades curriculares de metodologia da investigação e análise estatística, e tem dado suporte ao nível do desenvolvimento de instrumentos e tratamento estatístico em diferentes projetos de investigação.
Funções no Programa CeNTER: Bolseira de Pós-Doutoramento nos WP 4 e 5.
Principais tarefas: Desenvolvimento, implementação e validação de escalas e questionários de medidas individuais de capital humano; análise estatística dos dados recolhidos no âmbito das investigações por survey.
CELESTE VARUM
Programa CeNTER
Celeste Amorim Varum
Instituição: Departamento de Economia, Gestão, Engenharia Industrial e Turismo, Universidade de Aveiro
Email: camorim@ua.pt
Doutorada em Economia pela Universidade Reading (UK), licenciada em Economia pela Universidade de Évora.
É Professora Auxiliar do Departamento de Economia, Gestão, Engenharia Industrial e Turismo, desde 2003.
É responsável por UCs nas áreas de Economia Industrial e Inovação, Multinacionais e Investimento Estrangeiro.
É Vice-diretora do Programa Doutoral em Ciências Económicas e Empresariais e Foi em diversos momentos coordenadora do Mestrado em Economia e Diretora da licenciatura em Economia, assim como desempenhou o cargo de vice-coordenadora do grupo de investigação Competitividade, Inovação e Sustentabilidade da UI do GOVCOPP, e de vice-coordenadora da comissão científica do DEGEIT, entre outros.
Tem desenvolvido investigação nos domínios da dinâmica de empresas, indústrias e regiões.
Em maio de 2018 foi nomeada co-presidente do Grupo de Coordenação do Plano de Ação para a Economia Circular, em representação do Ministério da Economia.
Exerceu também funções de Adjunta da Secretária de Estado da Indústria do Ministério da Economia, no XXI Governo Constitucional.
Função no Programa CeNTER: Colaboração com o WP4.
Principais tarefas: Indicadores de Performance de Inovação Regional.
ANTÓNIO COVAS
Universidade do Algarve
António Manuel Alhinho Covas
Doutorado em Assuntos Europeus pela Universidade de Bruxelas, (1987) e professor catedrático da Universidade do Algarve desde 2000. Entre 1990 e 1995 foi Pró-Reitor e Vice-Reitor da Universidade de Évora e entre 1995 e 1999 Assessor ministerial. Tem 13 livros publicados na área dos Estudos Europeus e 13 livros publicados na área dos Estudos Rurais e Territoriais, para além de inúmeros artigos. Foi Conselheiro Nacional de Educação e Vogal do Programa Operacional do Algarve entre 2008-2014. Para além dos assuntos europeus, a sua investigação centra-se na conceção e implementação de territórios inteligentes e economias de rede e visitação de base territorial.
CARLOS SILVA
Programa CeNTER
Carlos Fernandes Silva
Instituição: Departamento de Educação e Psicologia, Universidade de Aveiro
Email: csilva@ua.pt
Licenciado em Psicologia (1984) e doutorado em Psicologia Clínica pela Universidade de Coimbra (1994), com agregação em Psicologia (2002) e pós-graduação em Neurociências pela Universidade de Oxford. Docente universitário desde 1982 (há 35 anos), exercendo as seguintes atividades: monitor (1982-1986), assistente estagiário (1986-1990) e assistente (1990-1994) na Universidade de Coimbra, professor auxiliar (1994-1997), professor associado (1997-2002) e professor associado com agregação (2002-2005) na Universidade do Minho, professor catedrático (2005-…) na Universidade de Aveiro. Docente no Mestrado em Medicina do Trabalho, da Universidade de Coimbra (há mais de 10 anos). Docente na Universidade Lusíada do Porto e na Universidade Católica do Porto. Diretor do Centro de Investigação em Psicologia da UM (CIPsi, 2002-2004, com Excelente), do Centro de Investigação em Educação e Ciências do Comportamento da UA (CIECC, com Muito Bom) e Coordenador do Polo CINTESIS.UA (com Muito Bom). Participação em 17 projetos de investigação (total de financiamento captado: € 1.643.774,00), 5 como Investigador Principal e 4 como consultor (Fundação BIAL; FCT num total de 250.000€). Interesses de investigação: fatores psicossociais em locais de trabalho, capacidade para o trabalho, neurociências, cronobiologia.
Função no Programa CeNTER: Membro dos WP4 e 5
Principais tarefas: Fornecer o estado da arte sobre os principais indicadores relacionados com o desenvolvimento das dimensões social/humana; desenvolver e testar escalas para medir os efeitos específicos no território a um nível micro (felicidade, capacidade para o trabalho, recursos mentais e físicos, estabilidade emocional, relações e redes sociais, potencial para crescimento e realização pessoal); desenvolver e implementar ferramentas de avaliação do capital humano; colaborar na criação de um Observatório de Capital Humano.
CARLOS COSTA
Programa CeNTER
Carlos Costa
Instituição: Departamento de Economia, Gestão, Engenharia Industrial e Turismo, Universidade de Aveiro
Email: ccosta@ua.pt
Carlos Costa é Professor Catedrático e Coordenador do Departamento de Economia, Gestão, Engenharia Industrial e Turismo da Universidade de Aveiro.
É Editor da Revista Turismo e Desenvolvimento e Editor Associado da Tourism Review, da Journal of Destination Marketing Management e da Journal of Hospitality and Tourism Management.
Possui Doutoramento e Mestrado em Gestão em Turismo (Universidade de Surrey, Reino Unido) e Licenciatura em Planeamento Regional e Urbano (Universidade de Aveiro).
É Diretor do Programa Doutoral em Turismo, da Universidade de Aveiro, e Coordenador do Grupo de Investigação em Turismo e Desenvolvimento do Centro de Investigação em Governança, Competitividade e Políticas Públicas (GOVCOPP) (Centro de Investigação da avaliado com ‘Excelente’ pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia).
É ainda Coordenador Científico da empresa spin-off em turismo ‘idtour-unique solutions’, da Universidade de Aveiro, responsável pela transferência de conhecimento e inovação para o setor do turismo.
Participa em vários projetos de turismo, nacionais e internacionais. É consultor da Agência Nacional de Acreditação (A3Es) de Portugal, da Fundação Nacional para a Ciência e Tecnologia (FCT) e de outras organizações internacionais.
Função no Programa CeNTER: Membro dos WP 2, 3, 4 e 5
Principais tarefas:
DINA RAMOS
Programa CeNTER
Dina Ramos
Instituição: Departamento de Economia, Gestão, Engenharia Industrial e Turismo, Universidade de Aveiro
Email: dinaramos@ua.pt
Investigadora de pós-doutoramento no projeto CeNTER da Universidade de Aveiro (UA) entre setembro de 2017 e agosto de 2019. Professora Auxiliar Convidada da Universidade de Aveiro (tempo parcial). Doutora em Turismo pela Universidade de Salamanca (reconhecido em Portugal na Universidade de Aveiro), Grau de Suficiência Investigadora em Novos Recursos e Sustentabilidade em Turismo, Licenciada em Gestão. Investigadora do Grupo de Investigação em Zonas Costeiras da UA e membro da Unidade de Investigação em Governança, Competitividade e Políticas Públicas (GOVCOPP) da UA.
Funções no Programa CeNTER: Colaboração com o WP2.
Principais tarefas: Proceder à revisão de literatura sobre turismo, modelos turísticos, competitividade, aglomerados urbanos, turismo de baixa densidade demográfica e turismo de saúde e bem estar; Identificar as características específicas para a estratégia de desenvolvimento com foco especial nas áreas de turismo e saúde e bem-estar; Elaborar o modelo de desenvolvimento; Identificar casos, dados, agentes e instrumentos específicos para pesquisa nas áreas de turismo e saúde e bem-estar.
JOANA CASTRO ALMEIDA
Universidade de Lisboa
Joana Castro e Almeida
Professora no Departamento de Engenharia Civil, Arquitetura e Georrecursos, do Instituto Superior Técnico, Universidade de Lisboa, desde 2013.
Depois do doutoramento sobre gestão colaborativa de conflitos entre turismo e território, tem publicado vários artigos na área do turismo e do ordenamento do território em várias revistas científicas (Tourism Management Perspectives, Land Use Policy, …).
Tem participado em vários projetos de investigação na área do turismo, transformação das cidades e governância territorial.
ANTÓNIO DUARTE
Arouca Geopark
António Duarte
Antonio Carlos Gomes Duarte é Doutorando em Desenvolvimento, Sociedades e Territórios na UTAD – Universidade de Trás os Montes e Alto Douro, possui Pós-graduação em Gestão para Agentes de Desenvolvimento da Universidade Católica e licenciatura em Economia da UTAD.
Desempenhou entre 2000 e 2008 funções de Técnico Superior no Grupo de Ação Local ADRIMAG.
Desde 2008 é o Coordenador Executivo da AGA – Associação Geoparque Arouca, entidade responsável pela Gestão da área classificada Arouca Geopark, enquanto Geoparque Mundial da UNESCO. É ainda membro do comité de coordenação da Rede Europeia de Geoparques e perito avaliador de Geoparques Mundiais para a UNESCO.
FERNANDO RAMOS
Programa CENTER
Fernando Ramos
Instituição: DigiMedia-Centro de Investigação em Média Digitais e Interacção, Departamento de Comunicação e Arte, Universidade de Aveiro
Email: fernando.ramos@ua.pt
Licenciatura em Engenharia Electrónica e Telecomunicações (1979). Doutoramento em Engenharia Electrotécnica/Sistemas de Telecomunicações (1992). Agregação em Comunicação e Arte/Ciências e Tecnologias da Comunicação (2001). Professor Catedrático do Departamento de Comunicação e Arte da UA (desde 2003). Coordenador científico do DigiMedia-Centro de Investigação em Média Digitais e Interação (desde 2015). Presidente do Conselho Diretivo dos Departamentos de Eletrónica e Telecomunicações (1994-1999) e de Comunicação e Arte (2001-2005) da UA. Diretor do CEMED-Centro de Multimédia e de Ensino a Distância da UA (1999-2009). Presidente da Comissão Executiva (2004-2014) e da Assembleia Geral (desde 2014) da UNAVE.
Coordenador científico de mais de 30 projectos de I&D nas áreas de sistemas de comunicação multimédia, aprendizagem enriquecida por tecnologia, educação a distância. Autor/coautor de mais de 200 publicações científicas em revistas e actas de reuniões científicas internacionais.
Funções no Programa CeNTER: Coordenador do WP 3. Investigador nos restantes WPs.
Principais tarefas: Membro da equipa de Coordenação do CeNTER. Coordenador do WP3.
PAULA ALEXANDRA SILVA
Programa CeNTER
Paula Alexandra Silva
Instituição: Departamento de Comunicação e Arte, Universidade de Aveiro
Email: pags@ua.pt
Paula Alexandra Silva é doutorada em Ciências da Computação pela Universidade de Lancaster, Reino Unido, onde se especializou na área de Interação Humano-Computador.
Desde que concluiu o seu doutoramento, o seu principal interesse de investigação tem sido na área da promoção da saúde, qualidade de vida e bem-estar de populações de pessoas que conquistaram a longevidade. Mais concretamente, a sua investigação foca-se na análise, desenho, e avaliação de soluções alavancadas em tecnologia para aqueles fins.
Entre dezembro de 2017 e setembro de 2019, Paula Alexandra Silva foi Investigadora Auxiliar no Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro.
Anteriormente, desempenhou funções de docente e investigadora em diversas universidades portuguesas e estrangeiras e também de cientista sénior e coordenadora do grupo de Interação Humano-Computador na Associação Fraunhofer Portugal. No seu percurso profissional de 20 anos, Paula Alexandra Silva participou ativamente num conjunto alargado de projetos nacionais e internacionais, tais como: CHESS, CPATH-2, Dance! Don’t Fall, eCAALYX, etc.
Função no Programa CeNTER: Colaboração com o WP3.
Principais tarefas: Investigar o papel das redes e das estratégias de mediação na inovação territorial, de um ponto de vista conceptual, social e tecnológico; Construir conhecimento e identificar boas práticas acerca do papel das redes e da mediação na promoção de cenários efetivos de inovação territorial. Produzir recomendações e definir um quadro de referência para a criação e consolidação de estratégias de mediação e redes de inovação territorial; Prototipagem e validação de uma plataforma piloto de mediação para a inovação territorial.
PEDRO PORTELA
HiveMind Institute
Pedro Portela
O Pedro Portela, nasceu em 1980 no Porto e o seu sonho de infância era o de ser astronauta e explorar a galáxia numa nave espacial. Aliou as duas paixões, o Espaço e a Ciência, e estudou engenharia mecânica da Faculdade de Engenharia do Porto onde cedo se envolveu em projetos com a Agência Espacial Europeia (ESA). Foi sócio‐gerente de uma das primeiras empresas de hardware espacial em Portugal durante 6 anos.
Após a sua saída desta empresa, fez um curso de permacultura e visitou por duas vezes uma das mais radicais escolas de sustentabilidade do Mundo, a Schumacher College no Reino Unido.
Colabora hoje como consultor para a Fundação Humanity United baseada em São Francisco, uma fundação com origem filantrópica de Pierre Omidyar.
Trabalha com ferramentas de modelação de sistemas adaptativos complexos (modelação multi‐agentes), faz formação e acompanhamento de líderes sistémicos, levantamento e análise de redes sociais complexas, palestras e workshops introdutórios.
CARLOS SANTOS
Sapo Campus
Carlos Santos
Carlos Santos é doutorado em Informação e Comunicação em Plataformas Digitais (Universidade de Aveiro e Universidade do Porto) e Licenciado e Mestre em Engenharia de Eletrónica e Telecomunicações (Universidade de Aveiro).
É Professor Auxiliar do Departamento de Comunicação e Arte (UA) e Membro da Unidade de Investigação DigiMedia (UA).
Desde 2009 é Investigador Responsável do projeto SAPO Campus (http://campus.sapo.pt). Desde 2015 é responsável pela implementação da plataforma Global Portuguese Scientists (https://gps.pt).
Tem centrado a sua investigação na utilização de tecnologias em contextos de ensino e aprendizagem, com especial foco na criação de comunidades com suporte tecnológico.
ÁLVARO DOMINGUES
Universidade do Porto
Álvaro Domingues
Nasceu em 1959, é geógrafo e professor / investigador na Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto. Como investigador e ensaísta, tem publicado sobre temas como desenvolvimento regional, estudos urbanos e paisagem.
Das suas publicações recentes, destacam-se A Rua da Estrada (Dafne, 2009), Vida no Campo (Dafne, 2012) e Volta a Portugal (Contraponto, 2017). Portugal – o território e a sociedade – é o tema que mais interessa ao autor. Em tempos de globalização, aquilo que denominamos o “local” é apenas uma das muitas faces do poliedro global que se vai revelando por múltiplas metamorfoses, da cultura, das formas de ver o mundo, da organização social e, por isso, do território.