SESSÕES TEMÁTICAS CeNTER

23-mai.2018

Educar vs Capacitar em Comunidades de Prática e de Aprendizagem: Clarificações e Desafios

Teve lugar, no dia 16 de maio, uma sessão temática conduzida pelo Professor Rui Vieira, investigador do Programa CeNTER, com o tema “Educar vs Capacitar em Comunidades de Prática e de Aprendizagem: Clarificações e Desafios”. A apresentação realizada procurou discutir e decidir sobre os conceitos de educar e capacitar, no contexto das mudanças curriculares que têm vindo a operar em diferentes países, como é o caso de Portugal, tendo como referência o documento Português “Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória”. Esta proposta foi enquadrada também no âmbito das competências profissionais atualmente valorizadas, como são exemplo, no setor empresarial e tecnológico, as capacidades de pensamento crítico e criativo.

Do mesmo modo procurou-se, do ponto de vista educativo, contribuir para a clarificação concetual em torno das comunidades de prática e de aprendizagem, quer sejam virtuais, quer sejam online. Foram igualmente apresentadas as áreas de inovação pedagógica que são propostas pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) em iniciativas e projetos como o CeNTER.

Foram lançados alguns desafios, como os relativos a que dimensões de competências privilegiar e como as promover, e foram discutidos modos e abordagens formais e não-formais de promoção dessas competências nas comunidades / redes que serão alvo de estudo. Salientou-se, ainda, a necessidade desta clarificação concetual e de reflexão sobre as suas implicações, nomeadamente na articulação coerente entre as diferentes Workpackage.

Rui Marques Vieira é Doutorado em Didática e Professor na Universidade de Aveiro. É membro do Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores [CIDTFF] da Universidade de Aveiro, onde tem desenvolvido investigação na área da Formação de Professores; desenvolvimento curricular, com destaque para a dimensão das Capacidades de Pensamento Crítico; Educação em Ciências e Educação para o Desenvolvimento Sustentável. A sua atividade no âmbito do Programa CeNTER relaciona-se com a validação das atividades educativas e formativas. 

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