1º Seminário CeNTER
O Papel das Comunidades na Inovação Regional
O 1.º seminário CeNTER, com o tema “O Papel das Comunidades na Inovação Regional”, pretende contribuir para a identificação, debate e aprofundamento do conhecimento sobre a Região Centro no que respeita às iniciativas, programas e redes com potencial de dinamização do território, que tenham por base as comunidades locais ou o seu forte envolvimento nos respetivos processos de inovação.
Este Seminário enquadra o primeiro momento público do Programa e tem como objetivo reunir um conjunto amplo de parceiros, especialistas, investigadores e público em geral na partilha de perspetivas e informação sobre o potencial de inovação e desenvolvimento da Região Centro.
Quando: 21.03.2018
Onde: Sala de Atos Académicos do Edifício Central e da Reitoria, da Universidade de Aveiro
ENTRADA LIVRE, sujeita a inscrição
Oradores Convidados e Moderadores dos Painéis
RUI SIMÃO
ADXTUR
Rui Jorge Fernandes Simão
Atividade profissional
2009-presente
• Coordena a implementação da Estratégia de Eficiência Coletiva (EEC) das Aldeias do Xisto, e dos diversos projetos âncora e complementares que a concretizam. De entre as responsabilidades diretas salientam-se as seguintes:
– Coordenação geral: técnica e executiva;
– Construção e gestão dos projetos âncora da EEC: i) infraestruturas; animação e dinamização social e económica; comunicação e marketing; inovação;
– Constituição e liderança de grupos de trabalho participados por entidades públicas e privadas tendo em vista a concretização de investimentos complementares e coerentes com a EEC e a definição e implementação de ações conjuntas (e.g. campanhas comerciais);
– Definição e concretização de parcerias estratégicas em áreas de atuação diversas como a experimentação científica e técnica, a comercialização de produtos turísticos, a atração e fixação de investimento, entre outras;
– Representação nacional e internacional do projeto Aldeias do Xisto, do seu consórcio e respetivos bens, serviços e amenidades;
– Participação em fóruns de reflexão e partilha de conhecimento em áreas estratégicas para o projeto;
2002-2009
• Gere o trabalho técnico e científico de Prospectiva Económica e Inovação, da responsabilidade da Universidade de Aveiro, na elaboração do Plano Regional de Ordenamento do Território do Centro (PROT-C);
• Integra o Centro de Estudos em Inovação e Dinâmicas Empresariais e Territoriais da Universidade de Aveiro, onde participa em diversos projetos de investigação nacionais e internacionais nas áreas da gestão e do planeamento do território, do planeamento estratégico e da inovação territorial e empresarial.
Qualificação académica e formação
• Setembro 2005 – conclui o Curso de Formação Especializada em Inovação e Políticas de Desenvolvimento na Universidade de Aveiro.
• Setembro de 2003 – presta apoio ao serviço docente nas disciplina de Planeamento da Cidade e Administração Urbanística do curso de Planeamento Regional e Urbano na Universidade de Aveiro.
• Fevereiro de 2003 – finaliza o curso de Planeamento Regional e Urbano na Universidade de Aveiro.
RICARDO NABAIS
Transcudânia
MANUELA CORREIA
Cabrum
Manuela Correia
Licenciada em gestão e Marketing, com 20 anos de experiência numa multinacional líder de mercado.
Há 6 anos que se dedica à Permacultura de uma forma integral. É terapeuta e a medicina ayurvédica, yoga e alimentação saudável são as principais áreas de interesse, assim como a espiritualidade e desenvolvimento pessoal.
CLÁUDIA AFONSO
Rede das Coisas Simples
Cláudia Afonso
Cláudia Afonso, de 37 anos, é licenciada em Educação Social.
Viveu em Águeda até iniciar os estudos superiores no Porto, tendo concluído a licenciatura em 2004, o que lhe permitiu contactar com públicos-alvo distintos, desde a infância à terceira idade. Durante o percurso académico voluntariou-se na área da prestação de apoio aos sem-abrigo e fez parte da génese do Gabinete de Apoio ao Aluno e Família numa EB 2,3 em Vila Nova de Gaia. De volta à terra natal, foi formadora de adultos e também de jovens em risco de exclusão social, passou ainda pela área das soluções de comunicação empresarial e fez parte da equipa da Biblioteca Municipal Manuel Alegre na altura da sua abertura.
Actualmente é voluntária na área ambiental e dedica-se à produção de alimentos biológicos.
ANTÓNIO CUNHA
Ageing@Coimbra
António Cunha
António Lindo da Cunha tem mais de 15 anos de experiência na coordenação de projectos de investigação aplicada, e na liderança de processos de transferência de tecnologia entre as organizações de investigação e a indústria, nas áreas da saúde e cuidados sociais, sempre com o foco de gerar mais-valia económica ou social para as organizações, nomeadamente para as pequenas e médias empresas.
É Director Executivo do Laboratório de Automática e Sistemas do Instituto Pedro Nunes (IPNlas), e foi co-fundador e membro do conselho de administração da Critical Move S.A.
Faz parte do grupo de coordenação do Ageing@Coimbra (European Reference Site for Active and Healthy Ageing), é membro representante do IPN no EIT Health (Knowledge and Innovation Communities), e é coordenador da plataforma de inovação “Tecnologias ao serviço da qualidade de vida”, criada pela Comissão de Coordenação da Região Centro, para promover a Estratégia de Investigação e Inovação para uma Especialização Inteligente (RIS3).
Foi coordenador do comité de organização do AAL Fórum 2017, o maior evento europeu dedicado à promoção de tecnologias para o envelhecimento.
Possui um Mestrado em Gestão da Inovação e do Conhecimento pela Universidade de Aveiro, e é Licenciado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.
GUIDA MENDES
Termas Centro
Guida Mendes
Guida Mendes nasceu a 29 de maio de 1975 e é natural da Covilhã, distrito de Castelo Branco.
É licenciada em Gestão de Empresas pela Universidade da Beira Interior, tendo posteriormente frequentado a especialização em Organização e Gestão de Eventos na Católica Porto Business School.
Exerce funções de Coordenadora da rede Termas Centro, um dos principais programas de valorização de recursos endógenos da região Centro.
Anteriormente foi consultora de gestão e investimentos em Portugal e Diretora Financeira de uma empresa de serviços de consultoria e tecnologias de informação em Moçambique.
Entre 2007 e 2013 foi responsável por uma unidade de negócio de gestão e organização de eventos, tendo liderado campanhas de promoção de grandes marcas e empresas com forte implementação no mercado de bens de consumo em Portugal, funções que acumulou com projetos empresariais próprios e associativismo desportivo.
Após a faculdade ficou sócia de uma empresa de serviços Internet a qual geriu até 2007.
Foi de 1997 a 1998, presidente da AIESEC na UBI, delegação regional da maior organização mundial gerida por estudantes universitários, tendo liderado diversos projetos da associação no domínio do emprego e do empreendedorismo. É atualmente ALUMNI da AIESEC.
No âmbito da atividade profissional e académica, foi oradora e participante em seminários, feiras e congressos em vários países da Europa.
MARTA SALVADOR
Bikotels
Marta Salvador
Marta Salvador, nascida em 1977 em Lisboa, casada com duas filha, reside em Tomar. Licenciada em Engenharia do Ambiente, com pósGraduação em Gestão e Auditorias Ambientais. Formadora nas áreas de ambiente, gestão ambiental e Higiene e Segurança no Trabalho.
Desde 2016 é gestora do projeto Bikotel e também colabora na consultoria em turismo de natureza e no desenvolvimento de novos produtos nas duas áreas de negócio da empresa Portugal A2Z.
Apaixonada pela natureza e entusiasta da prática desportiva, para onde quer que viaje, da Costa Vicentina a Tóquio, prefere explorar o destino de bicicleta: é sustentável, saudável, económico e permite novas descobertas todos os dias.
FILIPE ROQUETTE
Recomeçar Idanha-a-Nova
Filipe Roquette
Filipe é Sócio e Diretor Geral da Bloom Consulting em Portugal. A sua formação académica arrancou em 1992 na Escola Superior de Belas Artes do Porto, foi fundador e administrador de várias empresas nas áreas da publicidade, Pós-produção e videojogos, vencedoras entre outros, no ano de 2011 do grande prémio ZON Criatividade e Expresso/Exame Informática (O melhor de 2011).
Colabora com a Bloom Consulting desde 2008 e em 2012, participa na abertura da Bloom Consulting em Portugal, onde desde aí, desenvolve estratégia de marca país, região e cidade nas áreas do turismo, negócios e talento.
Filipe liderou o desenvolvimento do Bloom Consulting Portugal City Brand Ranking© 2014 a 2018, um estudo extensivo onde as marcas dos 308 municípios portugueses são analisadas nas vertentes de “Visitar, viver e trabalhar”.
Hoje destaca-se em Portugal na área de “destination Branding” e tem aconselhado muitas cidades e regiões portuguesas, na criação de um posicionamento de marca, estratégia de marketing e comunicação. Entre os clientes com que trabalhou destacamos o governo de Portugal e Cabo Verde, as regiões do Algarve, Porto e Norte e R. A. Madeira, bem como diversos municípios de Portugal.
FERNANDO RAMOS
Universidade de Aveiro
Fernando Ramos
Licenciatura em Engenharia Electrónica e Telecomunicações (1979). Doutoramento em Engenharia Electrotécnica/Sistemas de Telecomunicações (1992). Agregação em Comunicação e Arte/Ciências e Tecnologias da Comunicação (2001). Professor Catedrático do Departamento de Comunicação e Arte da UA (desde 2003).
Coordenador científico do DigiMedia-Centro de Investigação em Média Digitais e Interação (desde 2015). Presidente do Conselho Diretivo dos Departamentos de Eletrónica e Telecomunicações (1994-1999) e de Comunicação e Arte (2001-2005) da UA. Diretor do CEMED-Centro de Multimédia e de Ensino a Distância da UA (1999-2009). Presidente da Comissão Executiva (2004-2014) e da Assembleia Geral (desde 2014) da UNAVE.
Coordenador científico de mais de 30 projectos de I&D nas áreas de sistemas de comunicação multimédia, aprendizagem enriquecida por tecnologia, educação a distância. Autor/coautor de mais de 200 publicações científicas em revistas e actas de reuniões científicas internacionais.
EDUARDO CASTRO
Universidade de Aveiro
Eduardo Anselmo Castro
Eduardo Anselmo de Castro é professor no Departamento de Ciências Sociais, Políticas e do Território da Universidade de Aveiro, especialista em técnicas de análise de apoio à informação e políticas de inovação e desenvolvimento regional.
Coordena a unidade de investigação em Governança, Competitividade e Políticas Públicas (GOVCOPP) e o grupo de investigação Grupo de Estudos em Território e Inovação (GETIN), da mesma Universidade.
Mais recentemente tem tido a oportunidade de implementar ferramentas de apoio à decisão política, sobretudo ligados a Planos Estratégicos Municipais à revisão de Cartas Educativas e ao desenvolvimento de projetos educativos.
MARLENE AMORIM
Universidade de Aveiro
Marlene Amorim
Doutorada pela IESE Business School em Barcelona, Marlene Amorim é Professora Auxiliar no DEGEIT, investigadora no GOVCOPP e serve atualmente também com Pró-Reitora na Universidade de Aveiro.
Tem desenvolvido trabalho consistente no âmbito da promoção do desenvolvimento de novos serviços e inovação social, quer ao nível da integração em redes de investigação internacionais, quer através da implementação de ações de capacitação dirigidas aos cidadãos e instituições, como as Oficinas da Inovação Social. Tem coordenado na UA vários projetos Internacionais no contexto da Inovação Social, entre os quais se destacam o SEFORIS, o SES-EU, o Act-Youth e mais recentemente o Students4Change, que qualificará docentes do ensino superior em 5 países da América Latina para o desenvolvimento de competências para a Inovação Social.
CONCEIÇÃO CARVALHO
CCDR-Centro