Uso das ferramentas digitais na promoção de iniciativas de base comunitária na Região Centro
Resumo:
Este Policy Paper apresenta algumas recomendações como resultado do estudo realizado na Região Centro de Portugal para identificar barreiras e incentivos ao uso das ferramentas digitais e à interação entre agentes na promoção de iniciativas de base comunitária para a inovação territorial. As suas conclusões expõem as principais mensagens-chave e recomendações com o objetivo de dinamizar estratégias para impulsionar o uso sustentável das soluções digitais em todas as áreas do território, no sentido da mobilização do potencial endógeno e da realização de atividades locais. Este estudo adquire especial relevância num cenário de pandemia, em que o uso apropriado das tecnologias digitais é um forte aliado na transmissão de informação para a execução de boas práticas a todas as camadas sociais.
Autores:
Eliza Oliveira
Instituição: Departamento de Comunicação e Arte, Universidade de Aveiro
Email: elizaoliveira@ua.pt
Eliza Oliveira concluiu sua licenciatura em Terapia Ocupacional em 2011 na Universidade Federal de Minas Gerais e possui mestrado em Informática pela Universidade Federal da Paraíba (2015), ambas no Brasil. No mestrado, concentrou os estudos na área de Interação Humano Computador, utilizando dispositivos multissensoriais tangíveis para promover o brincar de crianças com necessidades especiais. Atualmente, é aluna de doutoramento e investigadora no grupo de pesquisa CIC.Digital, em Aveiro, onde concentra seus estudos no campo da cibercultura, investigando os riscos associados ao intenso uso das tecnologias digitais.
Função no Programa CeNTER: Bolseiro de Investigação (Mestre) no WP3.
Principais tarefas: Contribuir para o desenvolvimento do protótipo CeNTER junto à equipa do WP3, validação do protótipo com experts e, posteriormente, em contexto laboratorial. Análise dos resultados. Redação de artigos científicos e outros relatórios técnicos e apresentação de trabalhos em eventos para a divulgação dos resultados.
Fernando Ramos
Instituição: DigiMedia-Centro de Investigação em Média Digitais e Interacção, Departamento de Comunicação e Arte, Universidade de Aveiro
Email: fernando.ramos@ua.pt
Licenciatura em Engenharia Electrónica e Telecomunicações (1979). Doutoramento em Engenharia Electrotécnica/Sistemas de Telecomunicações (1992). Agregação em Comunicação e Arte/Ciências e Tecnologias da Comunicação (2001). Professor Catedrático do Departamento de Comunicação e Arte da UA (desde 2003). Coordenador científico do DigiMedia-Centro de Investigação em Média Digitais e Interação (desde 2015). Presidente do Conselho Diretivo dos Departamentos de Eletrónica e Telecomunicações (1994-1999) e de Comunicação e Arte (2001-2005) da UA. Diretor do CEMED-Centro de Multimédia e de Ensino a Distância da UA (1999-2009). Presidente da Comissão Executiva (2004-2014) e da Assembleia Geral (desde 2014) da UNAVE.
Coordenador científico de mais de 30 projectos de I&D nas áreas de sistemas de comunicação multimédia, aprendizagem enriquecida por tecnologia, educação a distância. Autor/coautor de mais de 200 publicações científicas em revistas e actas de reuniões científicas internacionais.
Funções no Programa CeNTER: Coordenador do WP 3. Investigador nos restantes WPs.
Principais tarefas: Membro da equipa de Coordenação do CeNTER. Coordenador do WP3.
Ana Margarida Pisco Almeida
Instituição: DigiMedia, Departamento de Comunicação e Arte, Universidade de Aveiro
Email: marga@ua.pt
Ana Margarida Pisco Almeida é doutorada em Ciências e Tecnologias da Comunicação e tem vindo a desenvolver atividades de investigação relacionadas com “inclusão digital”, “novos media e necessidades especiais”, “comunicação e saúde”, “ehealth” e “educação e promoção da saúde utilizando as TIC”, na Unidade de Investigação DigiMedia.
É Professora Auxiliar no Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro, Portugal, e leciona nos cursos de: “Licenciatura em Novas Tecnologias de Comunicação”, “Mestrado em Comunicação Multimédia”, “Programa Doutoral em Multimédia e Educação” e “Programa Doutoral Informação e Comunicação em Plataformas Digitais”. Neste âmbito, tem vindo a supervisionar alunos de mestrado e doutoramento, de forma alinhada com os seus principais interesses e esteve envolvida em diferentes projetos de investigação e iniciativas científicas. Possui vários artigos e capítulos de livros publicados, sendo também revisora em diversos jornais nacionais e internacionais.
Função no Programa CeNTER: Membro dos WP 2, 3, 4 e 5
Principais tarefas: Estudo das redes e estratégias de mediação na inovação territorial: o papel dos media digitais e das tecnologias emergentes na inovação territorial; Prototipagem e validação de uma plataforma de mediação piloto para a inovação territorial.
Maria João Antunes
Instituição: Departamento de Comunicação e Arte, Universidade de Aveiro
Email: mariajoao@ua.pt
Maria João Antunes (mariajoao@ua.pt) é Professora Auxiliar da Universidade de Aveiro (Departamento de Comunicação e Arte), Portugal. É doutorada em Ciências e Tecnologias de Comunicação (2007) e licenciada em Novas Tecnologias de Comunicação (1998), pela Universidade de Aveiro. Integra a Unidade de Investigação DigiMedia. No âmbito das suas atuais atividades de investigação, participa em projetos nacionais e internacionais e supervisiona mestrados e doutoramentos relativos: ao uso dos novos media para a preservação da memória cultural; uso das TIC para otimizar a troca de informação e comunicação entre instituições e cidadãos; media alternativos e User-Generated Content.
Função no Programa CeNTER: colaboração com o WP3
Principais tarefas: Participação na definição e prototipagem de uma plataforma piloto para a inovação territorial
Paula Alexandra Silva
Instituição: Departamento de Comunicação e Arte, Universidade de Aveiro
Email: pags@ua.pt
Paula Alexandra Silva é doutorada em Ciências da Computação pela Universidade de Lancaster, Reino Unido, onde se especializou na área de Interação Humano-Computador.
Desde que concluiu o seu doutoramento, o seu principal interesse de investigação tem sido na área da promoção da saúde, qualidade de vida e bem-estar de populações de pessoas que conquistaram a longevidade. Mais concretamente, a sua investigação foca-se na análise, desenho, e avaliação de soluções alavancadas em tecnologia para aqueles fins.
Entre dezembro de 2017 e setembro de 2019, Paula Alexandra Silva foi Investigadora Auxiliar no Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro.
Anteriormente, desempenhou funções de docente e investigadora em diversas universidades portuguesas e estrangeiras e também de cientista sénior e coordenadora do grupo de Interação Humano-Computador na Associação Fraunhofer Portugal. No seu percurso profissional de 20 anos, Paula Alexandra Silva participou ativamente num conjunto alargado de projetos nacionais e internacionais, tais como: CHESS, CPATH-2, Dance! Don’t Fall, eCAALYX, etc.
Função no Programa CeNTER: Colaboração com o WP3.
Principais tarefas: Investigar o papel das redes e das estratégias de mediação na inovação territorial, de um ponto de vista conceptual, social e tecnológico; Construir conhecimento e identificar boas práticas acerca do papel das redes e da mediação na promoção de cenários efetivos de inovação territorial. Produzir recomendações e definir um quadro de referência para a criação e consolidação de estratégias de mediação e redes de inovação territorial; Prototipagem e validação de uma plataforma piloto de mediação para a inovação territorial.
Luís Pedro
Instituição: Universidade de Aveiro, Departamento de Comunicação e Arte
Email: lpedro@ua.pt
Docente e investigador do Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro e Membro de Comissão Científica do Programa Doutoral em Multimédia em Educação. Investigador responsável e membro de diversos projetos de investigação, é membro da unidade de investigação DigiMedia, com interesses nas áreas de conceptualização, desenvolvimento e integração de tecnologias de comunicação – social media e jogos – em contextos de educação e formação.
Função no Programa CeNTER: Membro dos WP 2, 3, 4 e 5
Prinicipais tarefas: T3.2: O papel dos media digitais e das tecnologias emergentes na inovação territorial; T3.3: Prototipagem e validação de uma plataforma de mediação piloto para a inovação territorial
Daniel Carvalho
Instituição: Departamento de Comunicação e Arte, Universidade de Aveiro
Email: daniel.carvalh@ua.pt
Daniel Carvalho é graduado em Novas Tecnologias da Comunicação e mestre em Comunicação Multimédia (Universidade de Aveiro). Experiente em web e industrial design no setor privado, onde também foi responsável por orientar equipas internas de design. Trabalhou na Universidade de Aveiro como investigador para o projeto +TV4E. Atualmente é bolseiro de investigação no projeto “CeNTER -Redes e Comunidades para a Inovação Territorial” e doutorando em Informação e Comunicação em Plataformas Digitais. Possui como principais interesses de investigação a experiência do utilizador e o design centrado no utilizador.
Função no Programa CeNTER: Bolseiro e membro do WP3.
Principais tarefas: (1) Consolidação da lista de funcionalidades da plataforma CeNTER; (2) Especificação das funcionalidades, na vertente de mediação, que irão ser prototipadas; (3) Prototipagem de baixa fidelidade das funcionalidades selecionadas; (4) Validação preliminar do protótipo em ambiente laboratorial.
Oksana Tymoshchuk
Instituição: Departamento de Comunicação e Arte, Universidade de Aveiro
Email: oksana@ua.pt
Licenciada em História Universal e Psicologia Prática, tem um mestrado em Ciências da Educação/ Educação Especial e um doutoramento em Multimédia em Educação pela Universidade de Aveiro. A sua investigação incidiu sobre desenvolvimento e dinamização de uma comunidade online, que promova a construção e partilha de conhecimentos e recursos tecnológicos no domínio das necessidades especiais (NE), criando uma rede de apoio entre profissionais de saúde/educação e famílias de crianças/jovens com NE.
Durante o seu programa doutoral, colaborou na lecionação das unidades curriculares “Observação e Análise em Educação Especial” e “Protocolos de Intervenção Baseados na Evidência”, bem como, na orientação dos estágios curriculares dos alunos do Mestrado em Educação Especial no Departamento de Educação da Universidade de Aveiro.
Presentemente é bolseira do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) a desenvolver um pós-doutoramento sobre Redes e mediação na inovação territorial na Universidade de Aveiro. Os seus interesses de investigação incluem a inclusão digital, estratégias de mediação dos projetos de inovação e o papel dos media digitais e das tecnologias emergentes na inovação territorial.
Função no Programa CeNTER: Bolseira de Pós-Doutoramento no WP 3. Participa no WP 5
Principais tarefas: Investigar o papel das redes e das estratégias de mediação na inovação territorial, de um ponto de vista conceptual, social e tecnológico; Gerar conhecimento acerca do papel das redes e da mediação na promoção de cenários efetivos de inovação territorial nas áreas do turismo, saúde e bem-estar; Propor um Quadro de referência para estabelecimento de redes e estratégias de mediação; Validação do quadro de referências e da plataforma de mediação piloto para a inovação territorial.