Este segundo momento de apresentação pública do Programa pretende reunir um conjunto amplo de parceiros, especialistas, investigadores e público em geral na partilha de perspetivas e conhecimento sobre o potencial de inovação e desenvolvimento da Região Centro.
O Seminário terá como keynote speaker Álvaro Domingues, geógrafo e professor na Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto, colunista do jornal Público. Como investigador e ensaísta publica regularmente sobre temas como desenvolvimento regional, estudos urbanos e paisagem.
O primeiro painel, a iniciar durante a manhã, assume como desafio de partida a necessidade de compreensão do papel das redes e comunidades na inovação de base territorial em regiões europeias de convergência. Para promover esta discussão terá como moderadora Anabela Botelho (UA), e como oradores Sara Moreno Pires (UA), Cláudia Figueiredo (UA), Celeste Varum (UA), António Covas (Universidade do Algarve) e Carlos Fernandes Silva (UA).
O período da tarde é iniciado com o segundo painel, com o tema “Turismo em áreas de baixa densidade: oportunidades e desafios”, estando confirmados, como oradores, Dina Ramos (UA), Joana Castro e Almeida (Instituto Superior Técnico, Universidade de Lisboa) e António Duarte (Arouca Geopark). A moderação será assegurada por Carlos Costa (UA).
O terceiro e último painel, tem como questão de partida o tema: “Comunidades em rede: qual o papel do digital na mediação?”, contando com a participação de Paula Alexandra Silva (UA), Pedro Portela (HiveMind Institute) e Carlos Santos (Sapo Campus), moderado por Fernando Ramos (UA).
O Programa Integrado Redes e Comunidades para a Inovação Territorial (CeNTER) visa estudar e analisar as dinâmicas entre os diferentes atores regionais (instituições públicas, empresas e comunidades) envolvidos no desenvolvimento da Região Centro. Consequentemente, pretende identificar os instrumentos de políticas públicas que melhor permitam a valorização dos recursos territoriais, a fim de promover o emprego e a qualidade de vida na Região.
O Programa CeNTER (CENTRO-01-0145-FEDER-000002) é promovido pela Universidade de Aveiro e financiado pelo Programa Operacional Regional do Centro (CENTRO 2020). Com uma duração de 36 meses, teve o seu início formal em abril de 2017.
O Seminário é de entrada livre (lugares limitados), mas requer inscrição.
Todos os detalhes sobre o programa do Seminário e registo da inscrição estão disponíveis no website do Programa CeNTER, em http://center.web.ua.pt/.